Manipulação genética

Cristina Faganeli Braun Seixas

Objetivos

1) Discutir e analisar criticamente e eticamente a sociedade demonstrada;

2) Averiguar a manipulação genética, seus benefícios e malefícios;

3) Identificar o desenvolvimento tecnológico.

Comentário introdutório

O filme retrata uma sociedade "melhorada" geneticamente e sua relação com os altos cargos conseguidos em função disto. Por outro lado, aqueles que não utilizam a engenharia genética e são concebidos naturalmente não ocupam cargos diferenciados em virtude das possibilidades de "erros genéticos".

Há uma grande divisão (exclusão) de pessoas, ocorrendo assim a formação de uma sociedade em duas extremidades: as dos "filhos da Ciência" e dos "filhos de Deus". Através deste recurso didático, podemos explorar, temas como os recursos tecnológicos utilizados (alguns fictícios e outros reais), questões éticas e a manipulação genética -suas vantagens e desvantagens, os desafios enfrentados para se chegar a um objetivo almejado, etc.

Estratégias

1) Inicialmente os alunos assistirão ao filme: "Gattaca - a experiência genética";

2) Em seguida, o professor proporá aos alunos que sentem em dupla ou trio a fim de discutirem os fatos que acharam relevantes, a tecnologia (distinguindo o que é fictício do real), a formação da sociedade (os "filhos da Ciência ou do Homem", produtos da engenharia genética e da eugenia social, e os "filhos de Deus", submetidos ao acaso da natureza e às impurezas genéticas), a ética, as relações entre as diferentes pessoas, etc.

3) Após a discussão em trio, os alunos farão um debate sobre estes fatos, analisando de forma crítica a formação da sociedade fictícia associando-a à nossa atual;

4) O professor deverá questionar o poder da informação nas mãos de alguns e os riscos que a sociedade corre;

5) Após o debate, os alunos realizarão uma lista ressaltando as características apresentadas dos "filhos do Homem" e dos "filhos de Deus";

6) Após a discussão do modelo de sociedade apresentada no filme e a comparação desta com a sociedade atual, os alunos descreverão como seria uma sociedade mais justa para a população através de diferentes argumentos.

Sugestão

O professor poderá solicitar aos alunos que apresentem soluções para uma situação hipotética de se realizar uma divisão da sociedade da forma apresentada no filme.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)



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