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Ensino Fundamental

Filosofia - A busca da verdade e o ceticismo

Josué Cândido da Silva

A busca da verdade e o ceticismo

Objetivos

  • Discutir os conceitos de certeza, verdade e dúvida.
  • Trabalhar as habilidades de raciocínio, interpretação de texto, investigação e formação de conceitos.

 

Exercício

Os filósofos céticos afirmavam que não podemos ter certeza absoluta sobre coisa alguma. Será que eles estavam certos? Das afirmações abaixo, quais você poderia afirmar que correspondem a uma verdade absoluta?

a) A reta é o caminho mais curto entre dois pontos.

b) O todo é sempre maior que as partes.

c) Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.

d) A estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauri.

e) Toda figura de quatro lados iguais é um quadrado.

f) Existe vida inteligente em outros planetas.

Depois que os alunos responderem, podemos problematizar as soluções apresentadas e verificar se estão realmente certos sobre o que afirmaram. Possíveis problemas:

a) Em uma viagem de São Paulo a Tóquio, o caminho mais curto é uma reta?

b) Se repartirmos os números inteiros em pares e ímpares, os dois conjuntos resultantes terão a mesma quantidade que o conjunto de origem.

c) Falso.

d) É o Sol.

e) E o losango?

f) Não está provado.

Convide os alunos a elaborar afirmações que podem ser consideradas uma verdade absoluta. Depois discuta com eles quais os critérios para se estabelecer uma verdade absoluta.

Discussão

Após a leitura do texto A dúvida e a busca da verdade, forme um grande círculo com os alunos e dialogue com eles sobre as seguintes questões:

1) Será que tudo o que acreditamos não passa de um amontoado de crenças? Qual sua opinião a respeito?

2) Pelo que você entendeu do texto, cético é uma pessoa que duvida de tudo?

3) É possível duvidar de tudo? Você poderia duvidar de que você existe de fato?

4) Você considera que só existem verdades provisórias, ou poderíamos dizer que algumas verdades são absolutas?

5) Você acha que é inútil discutir com as outras pessoas, para ver quem está certo, porque todos estão certos, cada um à sua própria maneira?

6) É possível que exista mais de uma verdade sobre um mesmo tema? Você pode dar um exemplo?

7) Se uma pessoa diz que está em dúvida sobre algo, isso significa que ela não poderá tomar qualquer decisão sobre aquele assunto?

8) Uma pessoa pode duvidar de suas dúvidas?

Outros temas

Apresente a letra da música Metamorfose ambulante, de Raul Seixas, ou coloque-a para tocar enquanto eles acompanham a letra. A seguir, peça para que eles produzam um pequeno texto interpretativo, opinando sobre a seguinte questão: Raul Seixas está defendendo o ceticismo? Os alunos terão que optar entre "sim", "não", "em termos" e fundamentar sua escolha argumentativamente. Você poderá usar o texto como instrumento de avaliação, para checar se os alunos realmente apreenderam o conceito de ceticismo.

Outra possibilidade seria reunir os alunos segundo o tipo de resposta que deram para a questão proposta e cada grupo eleger qual considera a melhor. A letra da música e as melhores respostas poderiam ser afixadas no mural ou figurar no site da escola, como um convite para que outros também manifestem suas opiniões.

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