Topo

Ensino Fundamental

Filosofia - A linguagem

Josué Cândido da Silva

A linguagem

Exercício: Agir e falar

Estima-se que a linguagem humana tenha surgido há uns 600 mil anos. De lá para cá é quase impossível imaginar como seria a nossa vida em sociedade sem que a linguagem, seja ela gestual ou falada.

Para explorar como nossa forma de pensar é hoje dependente da linguagem, faça o seguinte exercício com os alunos: peça a eles que discutam em duplas que tipo de atividades poderiam ser desenvolvidas sem a presença da linguagem falada. Os alunos deverão apresentar também as razões para as suas hipóteses.

  • caça
  • pintura
  • vida familiar
  • cultivo de vegetais
  • fazer fogo
  • ritos religiosos
  • trocar objetos
  • marcar a passagem do tempo
  • filosofar
  • pensar

    Exercício: linguagem gestual

    Distribua entre alguns alunos palavras que eles deverão representar através de mímica sem recurso algum a sons de qualquer tipo, o restante da classe deverá adivinhar qual é a palavra.
    • liberdade
    • martelo
    • atrasado
    • solidão
    • satisfeito
    • esperança

     

    Feita a atividade, coloque a sala em círculo e discuta as seguintes questões:

    Que palavras foram mais fáceis de adivinhar? Por quê?

    1) Quais as mais difíceis?

    2) Qual a diferença entre elas? (fáceis e difíceis)

    3) É possível transmitir idéias abstratas através dos gestos? Por quê?

    4) Quais as vantagens da linguagem gestual?

    5) É possível pensar sem palavras?

    Observação: caso surjam dúvidas sobre a linguagem de sinais usada pelos deficientes auditivos no Brasil, pode-se incentivar os alunos a fazerem uma pesquisa sobre as questões que eles próprios levantaram.

    A origem da linguagem

    Peça aos alunos que leiam o texto sobre a origem da linguagem, no site Educação e comparem as teorias de Mead sobre a base social e a de Chomsky sobre a origem genética da linguagem. Qual hipótese lhes pareceu mais verossímil? Que argumentos a sustentam? 

    O professor pode pedir os registros dos alunos ou realizar um debate dividindo o quadro em duas partes e agrupando os argumentos correspondentes a cada uma das posições.

    Interdisciplinaridade

    Você pode pedir a colaboração dos colegas para realizar conexões interessantes sobre esse tema com outras disciplinas, por exemplo:


    Português: a origem da língua portuguesa.

    História e Geografia: línguas em extinção, o que isso significa? A distribuição geográfica das línguas.

    Biologia: Por que os outros primatas não falam? Como a evolução humana permitiu o aparecimento da linguagem?

    Ensino Fundamental