Topo

Ensino Fundamental

Filosofia - As palavras e as coisas

Josué Cândido da Silva

As palavras e as coisas

Objetivos

  • Discutir a importância da linguagem e algumas hipóteses sobre sua origem.
  • Trabalhar as habilidades de formular hipóteses.

 

Exercício: as palavras e as coisas

Para iniciar uma discussão com os alunos sobre a relação entre as palavras e as coisas, sugerimos o seguinte exercício: escreva as seguintes palavras em alemão em tiras de cartolina com fita adesiva no verso.


Alguns voluntários poderão escolher uma palavra e colar no objeto que acham que lhe corresponde, por exemplo, a palavra que corresponde a "janela" na janela e assim por diante.

Colocadas todas as palavras, o professor pode perguntar quais hipóteses que os alunos usaram para descobrir cada uma das palavras. Depois pode questioná-los se existe alguma semelhança da palavra com a coisa designada ou se os nomes seriam todos arbitrários.

As palavras são:

a) Die Tür (porta)

b) Der Tisch (mesa)

c) Das Fenster (janela)

d) Der Stuhl (cadeira)

e) Die Tafel (lousa)

f) Das Heft (caderno)

g) Das Buch (livro)

h) Die Wand (parede)

i) Der Schüler (aluno) j) Der Tafelreiniger (apagador)

Observação os artigos em alemão na frente das palavras indicam se ela é feminina (die), masculina (der) ou neutra (das). Se houver alunos que saibam alemão na sala, o professor pode optar por outro idioma.

Compreensão de texto

1) A partir da discussão sobre se os nomes são arbitrários ou não, o professor pode expor as idéias do texto filosofia da linguagem 2 ou pedir que os alunos as extraiam a partir do texto.


2) Realizada essa etapa, o professor pode pedir aos alunos que argumentem sobre qual das duas posições parece-lhes a mais convincente ou se ambas teriam parte da razão. Cabe ressaltar que o objetivo aqui não é dizer se Platão ou Ockham estão certos ou errados, mas perceber a compreensão que os alunos tiveram sobre o texto e os argumentos que empregaram para fundamentar suas posições.

 

Ensino Fundamental