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Ensino Fundamental

Filosofia - Formas de governo - Ditadura

Formas de governo - Ditadura

Ponto de partida

Leitura do texto Ditadura - O poder concentrado, violento, sem limites.

Objetivo

Produzir um livro, com texto e imagens, sobre o tema proposto.

Estratégias

1) A partir da leitura do texto, estabelecer o conceito de ditadura nos tempos modernos e apresentar suas características essenciais;

2) Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles de pesquisar uma das formas de ditadura mencionadas no texto-base;

3) Nos casos da ditadura fascista, nazista e stalinista, os grupos de alunos podem contar com a orientação do professor de história geral. No caso das ditaduras brasileiras, do professor de história do Brasil. O site Educação, do UOL, possui material que pode ser usado para a pesquisa histórica (ver História Geral e História do Brasil);

4) No caso das ditaduras brasileiras, eventualmente, os grupos talvez possam colher depoimentos de pessoas que viveram sob o regime militar de 64 sobre como era a vida cotidiana sob esse regime;

5) Depois de realizada as pesquisas, os grupos que as fizeram vão se responsabilizar pela redação do capítulo que trata do tema de sua pesquisa, produzindo um relatório com texto e imagens sobre o seu assunto específico;

6) Cada relatório pode ser exposto sob forma de seminário pelo grupo que o fez para os outros grupos - o que pode servir para a elaboração do capítulo final, atividade que se propõe no item 8;

7) Redigidos os textos, a próxima etapa é editá-los: o professor deve deixar ao encargo da classe a maneira pela qual ela pretende organizar os capítulos do livro. Por exemplo, os alunos podem organizar os capítulos por ordem cronológica, partindo das ditaduras mais antigas para chegar às mais modernas;

8) O capítulo final deve constituir um posicionamento da classe em relação à ditadura. Nesse sentido, os alunos podem comparar as diversas ditaduras pesquisadas, destacar os elementos que as fazem semelhantes para ampliar a caracterização de ditadura proposta no texto que serviu de ponto de partida.

Finalmente, devem expor o que pensam a respeito dos governos ditatoriais, justificando suas opiniões com os elementos apresentados nos capítulos anteriores. O professor de português pode colaborar no trabalho de edição, orientando a redação e ajudando a fazer a revisão do livro.

Produto final

O livro pode ser impresso em computador, xerocado e encadernado. O professor deve estimular a criatividade e o senso estético dos alunos nessa tarefa, incentivando-os a escolher um bom título e subtítulo para o livro, a selecionar uma imagem forte para a capa e outras para ilustrar cada capítulo. O professor de artes pode colaborar nessa atividade.

Sugestões

Cópias da obra devem ser feitas para cada um dos alunos envolvidos em sua realização. Um ou mais exemplares podem ser incorporados ao acervo da biblioteca da escola, servindo como "obra de referência" para outros alunos que venham a estudar o tema.

Os alunos podem fazer o lançamento do livro, convidando a comunidade escolar para o evento, no qual os grupos podem expor resumidamente o conteúdo da obra.

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