Lógica

Objetivos

1) Organizar a Feira Lógica;

2) Familiarizar-se com os princípios do raciocínio lógico;

3) Reconhecer a linguagem empregada na lógica, as características de um argumento e os princípios da indução e da dedução;

4) Identificar aplicações da lógica no dia-a-dia, especialmente na argumentação e na linguagem matemática e científica.

Ponto de partida

Leitura dos textos Lógica e linguagem - Os enunciados que podem ser verdadeiros ou falsos e Lógica (introdução) - Um portal de acesso ao mundo da filosofia e da ciência.

Comentário

Os textos usados como ponto de partida apresentam noções básicas de lógica e podem ser complementados pelo estudo de outros textos da área de filosofia do site Educação, do UOL: Lógica (analogia), Lógica (argumento), Lógica (dedução), Lógica (indução) e Lógica (inferências imediatas). O objetivo desse projeto não é aprofundar questões da lógica, mas divulgar e popularizar a disciplina entre os alunos, permitindo que participem ativamente da difusão e do reconhecimento da importância desse campo de estudos.

Estratégias

1) A leitura dos textos indicados e o estudo das questões propostas devem acontecer paralelamente à organização da Feira Lógica;

2) As classes envolvidas no projeto serão divididas em grupos. Cada grupo será encarregado de pesquisar um aspecto da aplicação da lógica;

3) Junto com os alunos, os professores podem sugerir possibilidades de pesquisa e campos da atividade humana relacionados à lógica. Exemplos de áreas de pesquisa:

a) a lógica e os procedimentos científicos (indução, dedução e analogia);

b) a importância da lógica na matemática;

c) raciocínio lógico e solução de enigmas (quebra-cabeças, palavras cruzadas, charadas e jogos de raciocínio);

d) literatura policial e raciocínio lógico;

e) uso da lógica e investigação policial;

f) lógica e linguagem: o uso da lógica na argumentação (proposições, argumentos, verdade e validade);

4) Cada equipe deve realizar a pesquisa sobre seu campo de trabalho e recolher material sobre sua área de investigação. Depois de realizada as pesquisas, cada grupo produzirá um relatório com texto e imagens sobre o seu tema.

Produto final

Realização da Feira Lógica. Trata-se de uma feira realizada por várias equipes e contando com estandes de divulgação de várias atividades relacionadas à lógica. No dia do evento, será realizado um painel público com a participação de alunos e convidados, discutindo a importância da lógica e suas várias aplicações.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos