Topo

Ensino Fundamental

Filosofia - Organizando uma linha do tempo

Organizando uma linha do tempo

Ponto de partida

Por meio de pesquisas na biblioteca ou na internet, os alunos estudam os períodos históricos em que cada filósofo viveu e produziu. Há, na seção de filosofia, do site Educação, quadros cronológicos que podem ser úteis no que se refere a periodização.

Objetivos

1) Criar uma visão histórica da filosofia, com a distinção de diferentes períodos históricos.

2) Conviver com o universo dos grandes autores, relacionando-os em ordem de precedência e contextualizando-os em termos históricos.

Estratégias

1) Criar uma grande linha do tempo em sala de aula, com a utilização de um varal, um flanelógrafo ou uma base de papel Kraft.

2) Selecionar, junto com os alunos, um número determinado de filósofos que farão parte da linha do tempo.

3) Criar cartazes, figuras, fotos ou desenhos com os nomes e as figuras dos filósofos.

4) Organizar os filósofos dentro da linha do tempo, indicando as datas de nascimento e morte de cada um.

Atividades

A partir da criação da linha do tempo e da seleção dos filósofos, podem ser realizadas diversas atividades relacionadas a esse universo, como jogos em que os alunos assumem a identidade de um filósofo, ou a criação de um texto dramatizado.

Os alunos podem se caracterizar com trajes próprios de cada época e buscar nos textos dos filósofos as frases que servirão para identificação de cada um.

Sugestões

Podem ser selecionados dez autores de primeira grandeza e períodos diversos, como Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Heidegger, Nietzsche e Sartre.

Ensino Fundamental