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Ensino Fundamental

Filosofia - Pragmatismo

José Renato Salatiel

Pragmatismo

Objetivos

1) Apresentar a máxima do método pragmatista, formulada originalmente por Charles S. Peirce, no contexto da crítica do autor à filosofia moderna.

2) Propor exercícios de leituras do significado pragmatista de conceitos presentes no cotidiano dos alunos.

3) Traçar um quadro comparativo entre os pragmatismos desenvolvidos por Peirce e William James, discutindo as diferenças entre as filosofias dos pensadores norte-americanos e, com isso, proporcionar uma visão panorâmica do pragmatismo clássico.

Leituras

Os textos de Charles S. Peirce não são fáceis de ler, ainda mais sem uma perspectiva sistêmica de sua obra. No entanto, uma leitura dos textos "Como Tornar Claras as Nossas Idéias", traduzido em "Semiótica e Filosofia" (Cultrix), e "O que é Pragmatismo", em "Semiótica" (Ed. Perspectiva), são boas introduções ao método pragmatista de Peirce (ler também Pragmatismo: uma filosofia para a vida), no site Educação, do UOL. Nestes textos, encontramos a seguinte máxima:

"Considere quais os efeitos que possivelmente pode ter a influência prática que você concebe que o objeto de sua concepção tem. Neste caso, sua concepção desses efeitos é o todo de sua concepção do objeto."

Note-se que, com essa afirmação, Peirce quer dizer que:

a) A idéia que temos a respeito de uma coisa qualquer é a idéia de seus efeitos práticos concebíveis, ou seja, todo efeito que esta idéia possa ter sobre nossa conduta futura.

b) O significado que atribuímos a um conceito é toda experiência que este conceito possibilita. Portanto, algo que não afete o curso de nossas vidas não tem nenhum significado, segundo o pragmatismo peirciano.

E, por último, para a comparação crítica entre as filosofias de Peirce e William James, ler capítulos 2 ("Peirce e o princípio do pragmatismo") e 3 ("James: pragmatismo e a vontade de acreditar"), do livro "Sobre Pragmatismo" (Edições Loyola), de Cornelis de Waal.

Estratégias

1) Contextualizar o pragmatismo na filosofia, mostrando que, ao submeter o significado de qualquer concepção à experiência futura, Peirce coloca o pensamento filosófico em outro patamar, diverso da tradição representada por:

a) René Descartes e os filósofos racionalistas, para quem o homem possui "idéias claras e distintas" (para Peirce, o conhecimento válido é aquele que provém da experiência).

b) O transcendentalismo de Immanuel Kant, cuja filosofia afirma que conceitos a priori dão forma à multiplicidade dos dados sensíveis (Peirce rejeita a idéia de conhecimento a priori).

c) John Locke e os empiristas ingleses, que sustentaram que a única fonte confiável do conhecimento advém de experiências particulares (em Peirce, são experiências concebíveis pela razão, ou seja, de um caráter geral, não particular).

2) Tema para discussão com os alunos: qual a importância do pragmatismo? O exercício consiste em submeter o pragmatismo ao teste que o próprio método propõe: como esta idéia (o pragmatismo) pode afetar minha vida? Para isso, podem ser feitas as seguintes reflexões:

  • Quais são os efeitos práticos concebíveis de minhas ações hoje para minha carreira profissional, para minha comunidade, para o mundo em que vivo?
  • Quais serão os efeitos práticos concebíveis de minhas escolhas? Da escolha por uma determinada faculdade, por exemplo?

Observação: ressalvar que o pragmatismo se refere apenas a propósitos racionais, nada dizendo a respeito de questões sentimentais.

3) Leitura orientada para demarcar as diferenças entre o pragmatismo de Peirce e William James. A principal diferença é que James faz do significado de um conceito seu efeito particular, enquanto Peirce, a ênfase é no geral. Com isso, temos duas filosofias muito diferentes com respeito aos significados de Verdade e Realidade, que podem servir de exemplos na análise comparativa.

Atividades

1) Propor tópicos, pedir que os alunos em grupos escolham um e discutam: "Qual o significado pragmático deste conceito, hoje?" Isto é, como ele afeta a conduta humana? Sugestões de tópicos: Ecologia, Drogas, Família, Política, Economia, Violência, Celebridades, Religiosidade, Arte e Ciência.

Exemplo: Qual o significado pragmático de Ecologia?

Observação: fazer antes uma definição prévia, com base me dicionários e enciclopédias, dos conceitos a serem trabalhados.

2) Os alunos podem usar jornais ou notícias de sites ou outro material de apoio para fazer a leitura pragmática.

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