Topo

Ensino Fundamental

Geografia - Rumos da população mundial

Ronaldo Decicino

Rumos da população mundial

Objetivos

1) Compreender assuntos relacionados à população, sua distribuição no globo e características regionais.

2) Identificar os fatores históricos, físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial e as características dessa mobilidade.

3) Capacitar o aluno para entender os conceitos de população absoluta e densidade demográfica.

4) Compreender os conceitos e métodos da demografia, visando destacar o caráter social dos processos que interferem na dinâmica e nas diferentes características das populações.

5) Perceber a importância da melhoria nas condições de higiene e saneamento e dos avanços da medicina para a redução das taxas de mortalidade das populações.

Estratégias

1) Após leitura orientada do texto "Ritmo de crescimento populacional desacelera", realize a discussão do tema com os alunos, utilizando uma dinâmica de grupo e questões para debates. Indique também pesquisas bibliográficas.

2) Pesquisar e promover um debate sobre a seguinte questão: como o aumento da população mundial, de maneira explosiva, pode se transformar num problema que irá afetar toda a humanidade, independentemente de suas condições socioeconômicas?

3) Discutir as razões que provocaram a explosão demográfica no mundo. Analise o papel dos avanços tecnológicos que ocorreram ao longo dos séculos 19 e 20, assim como a importância dos avanços das medicinas curativas e preventivas, cujos efeitos se manifestaram no declínio da mortalidade.

4) Pesquisar a respeito das teorias malthusianas e neomalthusianas - e também da escola reformista -, destacando os principais aspectos de cada uma dessas teorias em relação ao crescimento demográfico mundial.

5) Promover trabalho em grupo, destacando a desigualdade no crescimento da população mundial, suas principais causas e implicações, enfatizando os aspectos gerais da distribuição mundial da população nos continentes e países mais populosos.

Atividades

Os alunos podem fazer uma pesquisa ou promover um censo enfocando alguns itens sobre as condições de vida dos bairros onde moram, analisando algumas características da população desses bairros. Se o bairro é novo, pode-se procurar saber de onde vieram as pessoas e as razões da migração. Se o bairro for antigo, procurar saber qual a idade média da população, pesquisar sobre a história do bairro, sua fundação, suas origens e tradições.

Devem pesquisar, ainda, sobre o acesso a serviços, como: saneamento, escolas, postos de saúde, transporte, lazer, comércio, etc. A partir dos resultados, organizar uma exposição que poderá ser apresentada sob a forma de cartazes, jornais, murais, representações teatrais ou outras que o grupo escolher.

Após os dados colhidos, organize as informações em gráficos e tabelas, de modo que toda a escola tenha acesso às informações.

Dica de Leitura

"População e geografia", Amélia Luiza Damiani, Editora Contexto.

Habilidades e competências

Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos.

Recomenda-se o uso de um Atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.

Ensino Fundamental