História do Brasil - A crise do Império
A crise do Império
Introdução
O estudo do fim do regime monárquico no Brasil pode gerar diferentes análises sobre os problemas enfrentados naquele período - e que ainda produzem reflexos na história do Brasil.
Objetivos
1. Conhecer as razões externas que impulsionaram o fim do Império no Brasil.
2. Conhecer algumas das razões internas que contribuíram para a queda da monarquia: movimento republicano, conflitos do governo imperial com a Igreja e o Exército - e o movimento abolicionista.
Estratégias
1. Desenvolva uma aula expositiva, dialogando com os alunos sobre os diversos fatores que levaram à queda da monarquia. Não aprofunde cada um dos itens, mas apenas assinale as questões mais importantes, utilizando-se, para tanto, de um mapa conceitual.
2. Divida a turma em grupos e atribua a cada um deles um dos fatos históricos que, unidos, levaram à crise do Império. Peça que, em casa, pesquisem sobre os assuntos, e tragam os resultados na aula seguinte.
3. Na aula seguinte, distribua textos sobre os fatos históricos para cada equipe, de maneira a garantir que os grupos tratem do que é realmente importante. Peça que os alunos leiam o material e estruturem os seminários.
4. Defina a ordem da apresentação dos grupos. À medida que os trabalhos forem apresentados, complemente as falas dos alunos quando necessário.
Atividades
1. Faça uma competição entre a turma. Divida os alunos em duas grandes equipes e faça perguntas sobre o conteúdo estudado. Vence a equipe que responder o maior número de perguntas corretamente. Garanta que existam representantes de todos os grupos nas duas equipes.
2. Divida a turma em novos grupos e peça que formulem mapas conceituais sobre os fatos estudados. Depois de prontos, os mapas serão expostos na classe e você organizará uma breve discussão sobre o trabalho.
3. Para estabelecer relações entre passado e presente, discuta com os alunos quais problemas atuais podem ser considerados como uma continuidade dos problemas existentes no final do Império. É importante que não sejam problemas aleatórios, mas sim questões que se relacionem efetivamente ao que foi estudado, como, por exemplo, a propriedade da terra ou o preconceito racial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.