Inglês - Divulgação Científica
Divulgação Científica
Objetivo geral
Compreender textos jornalísticos de divulgação científica em inglês.
Objetivos específicos
Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.
Ponto de partida
Leia o texto Giant Frog Jumps Continents, May Have Eaten Baby Dinosaurs.
Conteúdo
Leitura com compreensão de texto jornalístico de divulgação científica, destaque de palavras-chave, frases e construção de texto-síntese. Desdobramentos: criação de ficção.
Procedimentos
Importante: se houver condições, inicialmente exiba apenas a imagem com a legenda. Caso contrário, é necessário que os alunos a tenham em mãos como ilustração ao texto.
1) Inicialmente peça aos alunos que observem cuidadosamente a imagem e identifiquem pela legenda de que se trata. Converse com eles sobre as relações que podem fazer e as idéias que podem ter a respeito do tamanho da rã pré-histórica, bem como as hipóteses a respeito do que trata o texto.
2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.
3) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de uma notícia publicada em revista científica e peça-lhes que mantenham o foco no título e na apresentação (lide).
4) Faça uma leitura em voz alta do título e do lide, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido articulando-o às hipóteses criadas a partir da leitura inicial da ilustração. Auxilie-os com Wh- questions (Who, what, when, where?)
5) Com um mapa-múndi, mostre aos alunos a que se refere a teoria sobre a ligação entre Madagascar, Índia e América do Sul, citada no lide.
6) O próximo passo é solicitar aos alunos, em trios, que leiam atenta e silenciosamente o texto, identificando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.
7) Oriente a utilização de dicionário, caso julgue necessário e ao retomar a aula, faça com que a classe socialize oralmente as pesquisas realizadas.
8) Peça aos alunos que construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo com as palavras-chave. Desta forma, cada trio terá feito um pequeno texto aproveitando a idéia central do texto lido. Isto fica facilitado se partirem de alguns desafios: como, por que, em que contexto, com que resultados?
9) Um aluno representante de cada grupo pode ler o texto-síntese em voz alta.
10) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para uma leitura desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.
11) Proponha uma reflexão sobre a intenção do autor: informar, convencer, seduzir o leitor? Peça ainda que localizem expressões no texto que justifiquem a idéia.
12) Extra-classe: peça que criem uma história (ficção científica) com o Giant Frog, resguardando os aspectos científicos apreendidos por meio da leitura dessa notícia.
13) Organize a exposição oral das histórias criadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.