Divulgação Científica

Rozeli Alves

Objetivo geral

Compreender textos jornalísticos de divulgação científica em inglês.

Objetivos específicos

Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.

Ponto de partida

Leia o texto Giant Frog Jumps Continents, May Have Eaten Baby Dinosaurs.

Conteúdo

Leitura com compreensão de texto jornalístico de divulgação científica, destaque de palavras-chave, frases e construção de texto-síntese. Desdobramentos: criação de ficção.

Procedimentos

Importante: se houver condições, inicialmente exiba apenas a imagem com a legenda. Caso contrário, é necessário que os alunos a tenham em mãos como ilustração ao texto.

1) Inicialmente peça aos alunos que observem cuidadosamente a imagem e identifiquem pela legenda de que se trata. Converse com eles sobre as relações que podem fazer e as idéias que podem ter a respeito do tamanho da rã pré-histórica, bem como as hipóteses a respeito do que trata o texto.

2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.

3) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de uma notícia publicada em revista científica e peça-lhes que mantenham o foco no título e na apresentação (lide).

4) Faça uma leitura em voz alta do título e do lide, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido articulando-o às hipóteses criadas a partir da leitura inicial da ilustração. Auxilie-os com Wh- questions (Who, what, when, where?)

5) Com um mapa-múndi, mostre aos alunos a que se refere a teoria sobre a ligação entre Madagascar, Índia e América do Sul, citada no lide.

6) O próximo passo é solicitar aos alunos, em trios, que leiam atenta e silenciosamente o texto, identificando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.

7) Oriente a utilização de dicionário, caso julgue necessário e ao retomar a aula, faça com que a classe socialize oralmente as pesquisas realizadas.

8) Peça aos alunos que construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo com as palavras-chave. Desta forma, cada trio terá feito um pequeno texto aproveitando a idéia central do texto lido. Isto fica facilitado se partirem de alguns desafios: como, por que, em que contexto, com que resultados?

9) Um aluno representante de cada grupo pode ler o texto-síntese em voz alta.

10) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para uma leitura desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.

11) Proponha uma reflexão sobre a intenção do autor: informar, convencer, seduzir o leitor? Peça ainda que localizem expressões no texto que justifiquem a idéia.

12) Extra-classe: peça que criem uma história (ficção científica) com o Giant Frog, resguardando os aspectos científicos apreendidos por meio da leitura dessa notícia.

13) Organize a exposição oral das histórias criadas.

Rozeli Alves
é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos