Leitura e compreensão de uma "joke"

Rozeli Alves

Objetivo geral

Ampliar o repertório cultural.

Objetivos específicos

Ler e compreender um texto narrativo em inglês; ampliar vocabulário; produzir uma notícia em inglês.

Conteúdo

Estudo de narrativa; leitura e compreensão de uma joke; produção de uma notícia.

Procedimentos

1) Exiba o texto abaixo com o auxílio do projetor ou utilizando um cartaz.

2) Faça uma leitura expressiva e peça aos alunos para que identifiquem de que tipo de texto se trata.

3) Em seguida, peça-lhes que localizem e destaquem os personagens citados no texto, comentando, a seguir, sobre eles.

4) Peça que observem o texto como um todo e verifiquem se há autoria, origem, fonte de referência.

5) A partir do título, é importante que formulem hipóteses sobre o conteúdo.

6) Auxilie-os a comprovar as hipóteses sobre o texto com oral wh-questions (what / who / when / where / why?).

7) Se possível, distribua cópias do texto para que os alunos, em grupos de três, leiam atenta e silenciosamente o material, localizando as palavras que necessitam pesquisar no dicionário.

8) Após os alunos registrarem suas pesquisas no caderno, peça-lhes que socializem o resultado com a turma.

9) Peça aos grupos que redijam em português uma breve notícia sobre o relatado na piada, como se fosse para um telejornal.

10) Sorteie um ou dois grupos para que façam uma apresentação (seguindo o modelo de um telejornal), lendo o que produziram com toda a seriedade, como se a notícia fosse verdadeira.

11) Agora que os alunos já demonstraram ter entendido e interpretado o texto, é um bom momento para retomar o Simple Present com os verbos que aparecem no texto, notando em que circunstâncias e em que momentos o Simple Present é empregado.

12) Um exercício interessante é pedir aos alunos que formulem wh-questions, registrando-as no caderno. Os grupos trocam as wh-questions e respondem em voz alta para a turma toda.

13) Um possível desdobramento é pedir aos grupos para desenharem uma story-board, preparando uma encenação televisiva para o texto.

Texto

Einstein dies and goes to heaven

Einstein dies and goes to heaven. At the Pearly Gates, Saint Peter tells him, "You look like Einstein, but you have NO idea what some people do to go into Heaven. Can you prove who you really are?"

Einstein ponders for a few seconds and asks, "Could I have a blackboard and some chalk?"

Saint Peter snaps his fingers and a blackboard and chalk instantly appear. Einstein proceeds to describe with perplexing mathematics and symbols his theory of relativity.

Saint Peter is suitably impressed. "You really ARE Einstein!" he says. "Welcome to heaven!"

The next to arrive is Picasso. Once again, Saint Peter asks for credentials. Picasso asks, "Mind if I use that blackboard and chalk?"

Saint Peter says, "Go ahead." Picasso erases Einstein's equations and sketches a stunning mural with just a few strokes of chalk.

Saint Peter claps. "Surely you are the great artist you claim to be!" he says. "Come on in!"

Then Saint Peter looks up and sees George W. Bush. Saint Peter scratches his head and says, "Einstein and Picasso both managed to prove their identity. How can you prove yours?"

George W. looks bewildered and says, "Who are Einstein and Picasso?"

Saint Peter sighs and says, "Come on in, George."

(Fonte: Basic Jokes.)

Rozeli Alves
é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.



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