Logaritmos

Ponto de partida

Ler o texto Logaritmos (1), (2) e (3)

Objetivos

1) Mostrar, na prática, a utilização histórica e atual dos logaritmos.

2) Mediante a apresentação de multiplicações e divisões de números extensos, mostrar a versatilidade do uso dos logaritmos.

Estratégias

1) Mostrar o algoritmo de maneira leve e às vezes indireta para amenizar a rejeição à matéria.

2) Pedir aos alunos a pesquisa de outros exemplos a serem resolvidos em classe ou como trabalho de casa.

3) Mostrar a aplicabilidade dos logaritmos, por exemplo, em gráficos em papel monolog e bilog.

Atividades

1) Após a fixação das propostas pedir aos alunos a aplicação dos conceitos como, por exemplo, gráficos de funções exponenciais ou quadráticas em papel milimetrado e logaritmo.

2) Discutir e enfatizar a noção de logaritmos como ferramenta de suporte para outras áreas e não como um assunto exclusivo da matemática.

Sugestões

Mostrar as raízes históricas dos logaritmos (John Napier) que transformava multiplicações e divisões em somas e subtrações facilitando os cálculos, principalmente os astronômicos. Mostrar também que os atuais computadores e máquinas de cálculo utilizam este princípio em suas arquiteturas.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos