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Ensino Fundamental

Matemática - O gráfico de barra e a comunicação

Antonio Rodrigues Neto

O gráfico de barra e a comunicação

Objetivo

Mostrar o gráfico de barra como suporte na comunicação de textos científicos. Apresentá-lo como um recurso para ampliar e aprofundar a informação no processo de comunicação.

Séries: Primeiro ano do Ensino Médio.

Estratégias

1) Perguntar aos alunos a quantidade de homens e de mulheres que estão presentes na aula. Apresentar essa quantidade por meio de barras usando uma legenda e uma escala.

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2) Discutir a lógica do gráfico de barra para organizar e relacionar as informações de um texto. Apresentar uma questão do ENEM/2009 que apresente esse tipo de gráfico.

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3) Interpretar a questão registrando na lousa os alimentos, com as respectivas quantidades, que estão sendo apresentadas no problema. 100 Kg de milho 100 kg de trigo 100 kg de arroz 100 Kg de carne de porco 600 Kg de carne de boi

4) Com a informação dada pelo gráfico, da quantidade de água por quilo de cada alimento, calcular o volume de água para produção de cada produto nas quantidades propostas. Retomar o procedimento da regra de três para esse tipo de cálculo.

Milho: (100 Kg)x(1000 litros/ kg) = 100 000 litros Trigo: (100 Kg)x(1500 litro/kg) = 150 000 litros Arroz: (100 kg)x( 2500 litros/kg) = 250 000 litros Carne de Porco: (100 Kg)x (5000 litros/Kg) = 500 000 litros Carne de Boi: (600 Kg)x(17 000 litros/Kg) = 10 200 000 litros

5) A partir dos resultados da regra de três, calcular o volume total de água que foi consumido na produção da quantidade desses alimentos.

V = 100 000 + 150 000 + 250 000 + 500 000 + 10 200 000 = 11 200 000 litros

6) Concluir a questão calculando o valor médio da quantidade de água consumida por quilograma de alimento produzido.

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7) Retomar o procedimento do cálculo do valor médio de um conjunto de medidas. Ilustrar com outras situações que conduzam a esse tipo de cálculo. Uma sugestão é o cálculo do custo médio diário, mensal e anual relacionado à condução. Qual é o custo se o meio de transporte for carro particular? E se for ônibus e metrô?

8) Propor aos alunos outras experiências com o objetivo de analisar informações no contexto econômico e científico. Explorar temas como energia, saneamento e saúde para estimular o cálculo de valores médios e a utilização de gráficos de barras.

 

Atividades

1) Pesquisar notícias de jornais e revistas com gráficos de barras. Analisar o texto em função dos dados e da ilustração oferecida pelos gráficos. Mostrar e comentar a notícia com a sala de aula utilizando esse tipo de gráfico como recurso.

2) Pesquisar a classificação de um campeonato nacional ou internacional de futebol analisando as cinco primeiras colocações. Analisar o rendimento dos times em função de alguns critérios e de regras clássicas desses campeonatos como, por exemplo, a quantidade de vitórias. Utilizar os gráficos de barras para ilustrar a comparação do rendimento desses cinco times.

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