O jogo com a ciência

Antonio Rodrigues Neto

Objetivo

Exercitar a leitura do gráfico de linha em várias situações e experiências mostrando a sua aplicação na interpretação de ideias e conceitos científicos.

Séries

Segundo ano do Ensino Médio.

Estratégias

1) Apresentar aos alunos os princípios e procedimentos de leitura do gráfico de linha como mais um recurso da linguagem matemática.

2) Discutir com sala a importância do gráfico de linha na interpretação dos conceitos científicos. Ilustrar, com exemplos do cotidiano, utilizando como ponto de partida o conceito de velocidade que já deve ter sido apresentado nas aulas de física.

3) Mostrar de uma forma qualitativa a variação e a não variação da velocidade de um veículo, em função do tempo, em um determinado trecho de uma estrada.

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4) Analisar os trechos do gráfico em que há aceleração e desaceleração do carro. Quais os trechos em que a velocidade é constante? Imaginar as regras de limite de velocidade impostas nessa estrada.

5) Ampliar esse tipo de análise para outras situações apresentando uma questão do ENEM/2209. Pedir aos alunos que leiam e interpretem com bastante atenção cada alternativa.

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6) Construir perguntas que sirvam de suporte para análise do texto e dos gráficos. Quais as alternativas em que a quantidade da substancia A volta ao normal depois de ingerida? Interpretar as alternativas (C), (D) e (E) mostrando que nesses gráficos a quantidade da substancia volta ao normal.

7) Analisar que se o objetivo é aumentar a quantidade da substância então já existe uma determinada quantidade dessa substância no organismo, portanto a alternativa (C) está excluída porque não possui quantidade inicial.

8) A partir das duas alternativas possíveis, no caso (D) e (E), identificar que o aumento da substância A ocorre no gráfico da alternativa (D) conduzindo-a como alternativa correta.

9) Relacionar a análise feita, nesta questão do ENEM, com outras aplicações. Que tal um gráfico de linha para analisar a variação da quantidade de um determinado produto no estoque de uma empresa?

10) Pedir para que os alunos imaginem qualquer situação e experiência descrevendo-as por meio de gráficos de linha. Explorar ideias da ficção científica.

Atividades

1) Escolher um dia da semana para pesquisar a variação da temperatura no período entre 9 horas e 21 horas. Construir uma tabela e um gráfico de linha para analisar a variação da temperatura durante o dia.

2) Fazer uma estimativa da sua velocidade durante alguma caminhada ou deslocamento. Analisar quais os intervalos que podem ser constantes ou variáveis. Esboçar de uma forma qualitativa um gráfico de linha dessa velocidade em função do tempo.

Antonio Rodrigues Neto
professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria



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