Topo

Ensino Fundamental

Sociologia - O papel da juventude nos estudos sociológicos

Celina Fernandes

O papel da juventude nos estudos sociológicos

Objetivos da aula

  • Levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre juventude e sobre os aspectos que marcam a constituição da juventude enquanto categoria de análise sociológica.
  • Problematizar a relação do jovem com a escola e com o mundo do trabalho.

 

Estratégias

1) Perguntar o que os alunos entendem por juventude.


2) Dizer que o estudo da juventude é importante para a análise e compreensão das questões sociais. Perguntar se sabem o porquê disso.

3) Pedir que comentem: "a juventude representa, histórica e socialmente, uma categoria social gerada pelas tensões inerentes à crise do sistema. Sociologicamente, ela representa um modo de realização da pessoa, um projeto de criação institucional, uma alternativa nova de existência social" (Foracchi, M. M., "A Juventude na Sociedade Moderna". São Paulo, Livraria Pioneira, 1972.)

3) Perguntar como poderíamos analisar, sociologicamente, a juventude. Que aspectos mereceriam análise? Ver se os alunos sugerem aspectos em torno do jovem como estudante e do jovem enquanto trabalhador, ou de sua relação com a escola e com o mundo do trabalho.

4) Perguntar que processos sociais, no mundo contemporâneo, fazem a mediação para a constituição do jovem como estudante e como trabalhador. Estimular os alunos a estabelecerem a relação entre presente e futuro.

5) Perguntar se a origem social (por meio da tematização da noção de classe, por exemplo) é importante para a análise e por que. O que diferencia o jovem de origem simples do jovem de classe média alta no que diz respeito ao estudo e ao trabalho? Na opinião dos alunos, que representações têm da escola e do mundo do trabalho os jovens dessas duas camadas sociais?

6) Lição de casa: pedir que assistam ao documentário "Pro dia nascer feliz"(2006), de João Jardim, a fim de observar a relação que jovens de diferentes camadas sociais têm com a escola

Ensino Fundamental