UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Português

Consoantes

Veja quais são e como são produzidas

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
A língua portuguesa tem 23 letras, mas o número de fonemas (sons) que o aparelho fonador produz para a nossa língua é muito maior. Além de 12 fonemas vocálicos, utilizamos 19 sons consonantais. Vamos conhecer aqui quais são essas consoantes e de que modo são articulados.

Para começar, uma observação; não se deve confundir fonema com letra. Fonemas são os sons - ou seja, temos 12 sons vocálicos, mas apenas 5 letras vogais!

Para indicar que estamos falando de fonemas, usamos as letras entre barras. Por exemplo: O fonema /p/ é representado pela letra P. E /p/ lê-se ; /f/ lê-se , /g/ lê-se guê e assim por diante.

Modo de articulação

Podemos classificar os sons consonantais de acordo com o modo de articulação. Isto quer dizer que são os movimentos dos órgãos do aparelho fonador que determinam como é um som. Vamos começar com os fonemas oclusivos. São aqueles produzidos quando o ar que vem dos pulmões encontra um obstáculo, o que resulta numa uma explosão. São eles os fonemas /p/ (de "pai"), o /b/ (de "bola"), /t/ (de "tio"), /d/ (de "dado"), /k/ (de "casa") e /g/ (de "gude").

Os fonemas também podem ser fricativos. Nesse caso, eles não são produzidos através de uma explosão, mas sim por meio do estreitamente da passagem do ar. Veja só: /f/ (de "faca") /v/ (de "vaca"), /s/ (de "seda"), /z/ (de "zôo"), /x/ (de "xis") e /j/ (de "giz").

Quando a língua se posiciona de forma a obrigar o ar a sair pelas laterais, temos os dois fonemas consonantais laterais: /l/ (de "lua") e /lh/ (de "lhama"). (Note bem: o /lh/ é um fonema só!)

Pode ser que o som seja produzido através da vibração da língua, como é o caso do /r/ (de "caro") e do /rr/ (de "carro"). (O /rr/ é um fonema único.) Chamamos essas consoantes de vibrantes.

Finalmente, as consoantes podem se formar quando o ar, encontrando um obstáculo, sai pelo nariz. São os consoantes nasais: /m/ (de "mãe"), /n/ (de "nada") e /nh/ (de "nhoque") (um fonema só!).

Resumindo, temos na língua portuguesa 19 fonemas consonantais.

Vamos visualizar esses fonemas por meio de uma tabela.

Modo de articulação
Fonema
Exemplo
Oclusivos
/p/
pai
/b/
bola
/t/
tio
/d/
dado
/k/
casa
/g/
gude
Fricativos
/f/
faca
/v/
vaca
/s/
seda
/z/
zôo
/x/
xis
/j/
giz
Laterais
/l/
lua
/lh/
lhama
Vibrantes
/r/
caro
/rr/
carro
Nasais
/m/
mãe
/n/
nada
/nh/
nhoque

Outro critério de classificação é o ponto de articulação dos fonemas.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Dicionários

Michaelis


Tradutor Babylon


Dicas de Português Banco de Redações

Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

Ditados Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host