UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Português

Plural de adjetivos compostos

Quadro com síntese de regras

O adjetivo, assim como o substantivo, varia em gênero, número e grau. No caso dos adjetivos compostos (formados por mais de uma palavra), a dúvida é freqüente: olhos verde-claro, verdes-claro, verdes-clara?

No caso de dúvida, você também pode apelar para um truque: coloque, entre o substantivo o adjetivo, a expressão "de cor", ou apenas "de". Assim: olhos de verde-mar, cabelos de cor castanho-mel.

Consulte a tabela abaixo. Veja, também, quadro com regra de plural para os substantivos compostos.

Plural de adjetivos compostos

Caso Só o segundo vai para o plural Nenhum dos elementos varia Exceções
Os dois elementos formadores são adjetivos questões político-partidárias, olhos castanho-claros, senadores democrata-cristãos   surdos-mudos
O primeiro é adjetivo e o segundo substantivo
 

tapetes verde-musgo,

saias-amarelo-ouro,

olhos azul-turquesa

 
Fonte: Manual de Redação da Folha de S.Paulo
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Dicionários

Michaelis


Tradutor Babylon


Dicas de Português Banco de Redações

Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

Ditados Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host