Dicionário de Filosofia

Obra de referência indiscutivelmente fundamental

Heidi Strecker

O "Dicionário de Filosofia", do professor italiano Nicola Abbagnano (falecido em 1990) é uma obra de referência que não perdeu sua atualidade. A nova edição, de 2000, da editora Martins Fontes, inclui novos verbetes traduzidos e revistos.

O "Dicionário" Abbagnano é uma obra ampla e abrangente, indispensável para estudantes e estudiosos da filosofia. É um dicionário filosófico que busca o significado conceitual de cada termo, relacionando-o com os diferentes contextos e sistemas filosóficos. Cada verbete também apresenta o termo em grego, latim, inglês, francês e alemão.

Tomemos como exemplo o verbete "Justiça":

"Justiça. Em geral, a ordem das relações humanas ou a conduta de quem se adapta a essa ordem. Podem-se distinguir dois principais significados: 1? aquele pelo qual a Justiça é a conformidade da conduta a uma norma; 2&?61616; aquele pelo qual a Justiça constitui a eficiência de uma norma (ou de um sistema de normas) entendendo-se por eficiência de uma norma uma certa medida em sua capacidade de tornar possíveis as relações entre os homens. No primeiro significado do conceito é empregado para julgar o comportamento humano ou a pessoa humana. (..) No segundo significado é empregado para julgar as normas que regulam o próprio comportamento. A problemática histórica dos dois conceitos (...) é completamente diferente."

Depois de fazer essa introdução geral, o dicionário faz um apanhado histórico e percorre as obras dos grandes autores da história da filosofia que balizaram o conceito de justiça, como Aristóteles ou Kant.

Assim, cada verbete descreve um conceito e distingue seus diversos significados, para em seguida contextualizá-los em diferentes momentos, autores ou sistemas. Essas informações são documentadas com citações textuais das obras dos grandes filósofos.

Pela precisão e pela clareza, o "Dicionário de Filosofia" é de grande utilidade. É um instrumento valioso para fundamentar a reflexão, não apenas daqueles que se ocupam tecnicamente da filosofia. Nessa obra magistral, os conceitos da linguagem filosófica são postos à disposição de todas as pessoas.

Indicações

Trata-se de obra de referência obrigatória a qualquer professor de filosofia. Para os alunos familiarizados com o assunto, os verbetes chegam a ser acessíveis, principalmente numa leitura acompanhada pelo professor. Nesse sentido, constituem breves textos introdutórios à obra dos filósofos.


 

Dicionário de Filosofia

Nicola Abbagnano

Editora Martins Fontes

1014 págs.
 

Fonte: é filósofa e educadora.

UOL Cursos Online

Todos os cursos