Palestina: na Faixa de Gaza

Quadrinhos tratam de conflitos na Palestina

Ana Lúcia Brandão

A questão da Palestina, embora sempre presente nas questões de vestibular, é um tema complexo de se tratar em sala de aula. No entanto, o jornalista Joe Sacco consegue falar sobre o tema com isenção, sem dar-lhe cunho tendencioso ou político.

O livro "Palestina: na Faixa de Gaza" é uma história em quadrinhos, em que o leitor tem a sensação de estar acompanhando o repórter pessoalmente numa jornada arriscada e extremamente tensa.

Em tempos em que são comuns as informações distorcidas e os estereótipos, esta obra inova ao dar espaço à expressão das pessoas comuns, vítimas da opressão e da violência injustificada.

O jornalista passou dois meses na faixa de Gaza, entre 1990 e 1991, no período da Intifada, em que palestinos munidos de pedras defendiam-se da violência dos soldados israelenses.

O livro divide-se em duas partes. Na primeira parte, são entrevistadas vítimas de diversos momentos históricos relativos ao conflito. Na segunda parte, o repórter viaja a Tel Aviv e conhece duas israelenses que lhes contam sobre o conflito sob o ponto de vista de Israel.

"Palestina: na Faixa de Gaza" é um bom material para ser trabalhado nas aulas de História e Geografia, com alunos das últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio.

Palestina: na Faixa de Gaza


Joe Sacco

Ed. Conrad

141 págs.
 

Fonte: é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, analista e consultora na área de literatura infanto-juvenil, e autora do livro infantil "A Lenda do Amaru" (Paulinas).

UOL Cursos Online

Todos os cursos