UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > RESENHAS

Reforma do Ensino Médio em Questão

Educadores discutem as dúvidas de professores

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação


Folha Imagem

A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Informática provocou rupturas na organização social e política do mundo contemporâneo. Os avanços tecnológicos na área da informação e da comunicação têm provocado uma rápida superação dos conhecimentos e coloca para os educadores uma questão decisiva: para que serve a Educação, nesta sociedade, se forem mantidos o mesmo padrão de trabalho, os mesmos procedimentos docentes, os mesmos objetivos que foram definidos há cerca de 20 anos?



Esta pergunta é o ponto de partida para os educadores Eny Maia e Moaci Carneiro refletirem sobre as transformações necessárias ao ensino médio no Brasil contemporâneo, no livro "A Reforma do Ensino Médio em Questão", que foi escrito com base em questões apresentadas por professores em seminários sobre o tema promovidos pelas Secretarias de Educação dos Estados, em teleconferências produzidas pelo MEC e em demais oportunidades de debate de que ambos os autores participaram.



A expectativa de Maia e Carneiro é prosseguir o diálogo com os professores iniciados nessas ocasiões e a sinceridade de suas intenções se evidencia na sugestiva observação de Norberto Bobbio - "Dois monólogos não fazem um diálogo." - que os autores escolheram para epígrafe. Sem preocupação academicista, exceto a de ajudar a pensar, o livro "A Reforma do Ensino Médio em Questão" está organizado sob a forma de perguntas/respostas, agrupadas por temas.



Para selecioná-las, os autores consideraram não só os temas centrais para a compreensão da reforma, mas também os que se manifestaram em perguntas recorrentes, evidenciando a necessidade de aprofundar o debate ou de olhar a mesma questão sob diferentes pontos de vista. Entre outros temas de relevância evidente, encontram-se a reforma curricular, a implementação de reformas e a autonomia das escolas, a revisão de componentes socioculturais orientados por uma visão epistemológica que concilie humanismo e tecnologia.



Indicação


Para o professor do Ensino Médio que pretende se conscientizar e refletir sobre as dificuldades que encontra no cotidiano de seu trabalho numa escola que tem dificuldades de se adequar à realidade do mundo atual.




A Reforma do Ensino Médio em Questão
Eny Maia e Moaci Carneiro
Editora Biruta
132 págs.
ASSINE OS BOLETINS:
DICAS DE PORTUGUÊS, UOL EDUCAÇÃO / VESTIBULAR E QUIZ

 
Dicionários

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Dictionary.com

Inglês - Inglês

Lição de Casa

Shopping UOL