UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Sociologia

Inclusão política

Massas sociais urbanas são incluídas no sistema político

Renato Cancian*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
As conjunturas políticas populistas tendem a ser momentos de inclusão das massas sociais urbanas ao sistema político. Não obstante, esse processo ocorre de modo reacionário, à medida que os líderes políticos ou governantes populistas utilizam o poder estatal para bloquear continuamente a organização autônoma das classes populares e trabalhadoras.

Getúlio Vargas, por exemplo, em seu primeiro mandato governamental ditatorial (1930-1945), concedeu uma série de benefícios e direitos sociais aos trabalhadores urbanos, mas os sindicatos e associações de classe que surgiram na época já nasceram atrelados à estrutura estatal.

A sobrevivência e preservação do populismo tende a assumir feições acentuadamente autoritárias, sendo comum o emprego da violência e repressão policial contra qualquer movimento social ou político que pretenda se insurgir contra a ordem vigente. Durante o Estado Novo, por exemplo, Getúlio Vargas reprimiu violentamente todos os movimentos sociais e partidos políticos de esquerda.

Populismo hoje
Na América Latina, o populismo de direita vicejou durante as fases de modernização social, dando origem a um estilo de governar e a uma orientação política governamental baseada no papel preponderante do Estado no processo de desenvolvimento nacional.

O Estado fomentou o desenvolvimento econômico e social conciliando os interesses das classes dominantes (burguesia e latifundiários) e anulando a capacidade de ação política autônoma das classes populares. O populismo, porém, ainda faz parte da recente história política da América Latina. Os presidentes Hugo Chávez (da Venezuela) e Evo Morales (da Bolívia) são dois exemplos de governantes de esquerda que adotaram algumas práticas e o estilo populista de governo.

Veja também


*Renato Cancian é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais. É autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: Gênese e Atuação Política - 1972-1985".
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Biografias Datas Comemorativas Revistas e Sites Vídeos

Porta Curtas

Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

Dicionários

Aulete

Português

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host