UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Sociologia

Golpe de Estado

Diferença entre golpe e revolução

Renato Cancian*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Tomando por referência o conceito de revolução construído por Sckopol, podemos facilmente distinguir um movimento revolucionário de um movimento golpista. O golpe de Estado está limitado a uma ação que permanece restrita à esfera política.

Um movimento golpista consiste na tomada do poder sem pretensões de subverter a estrutura e os valores da ordem social vigente. Ou seja, é uma tentativa de substituição das autoridades políticas existentes, sem maiores pretensões de realizar mudanças profundas nas relações políticas, sociais e econômicas. Há que se notar também outra característica importante: os movimentos golpistas de modo geral são realizados por grupos ou setores sociais que integram a elite dominante da sociedade.

Quando bem-sucedidos, os movimentos golpistas procuram a todo custo caracterizar o movimento de tomada do poder como um ato revolucionário. Isso ocorre porque, de modo geral, um movimento revolucionário tem um forte efeito simbólico e ideológico para o conjunto da sociedade. Um golpe de Estado, ao contrário, além de ser uma iniciativa de poucos indivíduos, é considerado uma ilegalidade.

Vontade do povo

Um movimento revolucionário é um movimento coletivo e, portanto, é a expressão da vontade do povo. Essas considerações lançam luz sobre a existência de diferentes interpretações para a tomada do poder pelos militares brasileiros em 1964.

Os militares e as elites que apoiaram a destituição do então presidente João Goulart denominam o episódio de várias maneiras: Revolução de 1964, Revolução Redentora ou ainda Revolução de Abril. Contudo, não há dúvidas de que o episódio foi um golpe de caráter pretoriano, isto é, liderado por militares que governaram visando assegurar os interesses das classes dominantes do país.
*Renato Cancian é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais. É autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: Gênese e Atuação Política - 1972-1985".
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Biografias Datas Comemorativas Revistas e Sites Vídeos

Porta Curtas

Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

Dicionários

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Dictionary.com

Inglês - Inglês

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host