UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

14/11/2007 - 21h44

Sai o gabarito da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Da redação
Em São Paulo
  • Prova do nível 1

  • Gabarito do nível 1

  • Prova do nível 2

  • Gabarito do nível 2

  • Prova do nível 3

  • Gabarito do nível 3 (em .pdf)

  • Caso você não tenha o Adobe Reader para abrir arquivos em PDF ou deseja atualizá-lo para a versão 8.0, clique aqui para fazer o download gratuito e instalar o programa.


    Os cerca de 780 mil alunos de escolas públicas participantes da segunda fase da 3ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) já podem conferir o que acertaram e erraram na prova.

    A segunda fase foi realizada no dia 20 de outubro. Dela, participaram 5% dos estudantes mais bem colocados na primeira fase, de cada nível de ensino, em cada escola da rede pública de todo o Brasil.

    A olimpíada foi realizada em três níveis: o primeiro foi voltado aos alunos matriculados na 5ª ou 6ª séries do ensino fundamental; o segundo corresponde aos estudantes de 7ª e 8ª séries do fundamental; e o terceiro, destinado aos matriculados no ensino médio.

    Crédito
    Enquanto uns consideraram a prova da Obmep fácil, outros acharam-na difícil
    LEIA MAIS
    VEJA MAIS FOTOS
    O QUE VOCÊ ACHOU DA PROVA?
    O resultado dos vencedores será publicado em 10 de dezembro. Segundo a assessoria da Obmep, as provas serão corrigidas pelos coordenadores regionais.

    Premiação aos melhores
    Serão premiados 300 alunos com medalhas de ouro, 600 com medalhas de prata e 2.100 com medalhas de bronze, além de 30 mil certificados de menção honrosa. Os três mil melhores classificados recebem, ainda, durante um ano, uma bolsa de R$ 100 cada para Iniciação Científica Júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

    Os professores serão classificados de acordo com o rendimento de seus alunos. Os 127 melhores participarão de cursos de aperfeiçoamento no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro.

    As escolas que tiverem os alunos mais bem colocados em cada Estado recebem um notebook com datashow, livros para a composição de uma biblioteca básica em matemática, laboratórios de informática e certificados de mérito nacional. Para os municípios serão concedidos troféus aos 50 que obtiverem maior pontuação.

    Prova disputada
    A prova existe em 80 países. No Brasil, é feita em escolas particulares desde a década de 1970, mas só foi criada nas escolas públicas há três anos. Neste terceiro ano de olimpíada, 17.340.895 alunos se inscreveram em todo país, em 38.453 escolas.

    O número de candidatos em 2007 alcançou, em alguns Estados, quase a totalidade das escolas públicas: 93% no Mato Grosso do Sul, 81% em Minas Gerais e 86% no Distrito Federal. Onde teve o maior número de inscrições foi São Paulo, com 3.558.208 alunos.

    Na edição anterior, em 2006, participaram mais de 14 milhões de estudantes de 32.655 escolas de todos os estados do país. A edição teve quatro milhões de alunos a mais do que a primeira, realizada em 2005.
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Lição de Casa Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Intercâmbio

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host