UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

15/06/2008 - 06h02

Em SP, secretária de Educação planeja investir
R$ 108 milhões na formação de professores

Karina Yamamoto
Editora de UOL Educação
A Secretaria Estadual de Educação planeja investir R$ 108 milhões até o final do ano na formação continuada de professores. A intenção, segundo a secretária de Educação Maria Helena Guimarães de Castro, é atingir "entre 40 e 50 mil profissionais" com o programa "Teia do Saber". Segundo ela, essa é uma das estratégias para melhorar o nível da educação no Estado, além dos investimentos na estruturas das escolas e compra de equipamentos.

  • Para ouvir trechos da entrevista, clique nas frases sob a foto


  • Divulgação
    "Contente": Maria Helena, secretária da Educação em SP, se diz "satisfeita" com resultados
    RESULTADO DO IDEB
    AMAZONAS X SÃO PAULO
    PROGRESSÃO CONTINUADA
    PLANOS DA SECRETARIA
    FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
    A secretária concedeu entrevista ao UOL Educação logo após a divulgação do Ideb de 2007, em que São Paulo alcançou nota 4,9 nas séries iniciais (4ª série); 4,3 nas séries finais (8ª série) e 3,8 no ensino médio. "Eu estou muito contente", declarou sobre os resultados. A escala do Ideb vai de 0 a 10.

    Quando questionada sobre a diferença entre a melhoria do Ideb no Amazonas (que subiu cinco pontos nas séries iniciais) e os avanços de São Paulo (cuja diferença foi de dois pontos), ela explica: "quando o Estado está muito bem, ele vai avançando mais lentamente".

    Uma das questões mais polêmicas na rede paulista é a adoção da progressão continuada em que os alunos não repetem de ano nas séries iniciais. Para a secretária, o sistema adotado não interfere no resultado do Ideb - índice cujo valor é uma combinação da nota em avaliação da aprendizagem e a taxa de aprovação. "É importante observar que os Estados que têm progressão continuada são os Estados com bom desempenho no Ideb", diz. Ela ressalta: "São Paulo melhora por causa do desempenho na prova".
    Leia mais
    Educação brasileira ainda tira "nota vermelha"
    Ideb piora no ensino médio em sete Estados
    Minas Gerais contesta dados do Ideb 2007
    Confira o Ideb nos Estados brasileiros
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
    Lição de Casa Dicionários

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Dictionary.com

    Inglês - Inglês

    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host