UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

20/06/2008 - 16h16

Dados do Ideb provocam polêmica antes mesmo de sua divulgação

Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulgará na noite desta sexta-feira (20) os dados referentes aos municípios do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb 2007. Mas, antes mesmo de ser tornarem públicas, as notas já causam polêmica.

Segundo informou a coluna de Renata Lo Prete na Folha de S.Paulo, a nota da cidade de São Paulo no indicador foi distorcida para baixo. "Foram computados como reprovados alunos transferidos, que deixaram de freqüentar a escola ou morreram", informa a coluna. Isso baixou as notas da capital paulistana, segundo a coluna, de 4,3 para 4,1 o Ideb da quarta série e de 4,4 para 4,1 o da oitava.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo cálculo do índice, confirma que o Ideb paulistano está incorreto, uma vez que a taxa de aprovação está errada. O erro teria sido do município de SP ao informar dados incorretos do censo escolar - como aconteceu na divulgação dos dados da cidade de Ramilândia, no Paraná.

Antecedentes


No entanto, segundo o Inep, a notícia sobre São Paulo não signfica erro na tabulação dos dados nem invalida os dados que serão divulgados hoje.

Em 2006, houve erro nas notas da Prova Brasil, uma das avaliações que compõem o Ideb.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Lição de Casa Dicionários

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Dictionary.com

Inglês - Inglês

Intercâmbio

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host