UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

06/08/2008 - 13h02

Para entender os conceitos do Enade

Da Redação
Em São Paulo
O Conceito Enade varia de 1 a 5 e avalia, de forma conjunta, o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes. Os resultados dos cursos também apresentam as graduações com os melhores índices IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado). Esse indicador determina o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos.

O índice é usado para formar o Conceito IDD e considera a trajetória do curso, traçando uma linha de desempenho que o ingressante deve ter quando estiver concluindo a graduação.

O índice varia, de modo geral, entre -3 e +3: assim, se um curso possui IDD positivo, como +1,5, isso significa que o desempenho médio dos concluintes desse curso está acima (1,5 unidades de desvios padrão) do valor médio esperado.

O MEC divulgou também um novo conceito para avaliar a educação superior. Ele servirá de base para sanções ou medidas de melhoria em cursos e instituições com desempenho ruim. Haverá ainda redução das avaliações de especialistas in loco --só os cursos considerados deficientes, com notas 1 e 2, terão obrigatoriedade de visita.

O novo indicador, já presente no resultado deste Enade 2007, recebeu o nome de Conceito Preliminar dos Cursos de Graduação. Ele é calculado a partir de uma média ponderada entre a nota do Enade, o IDD (Indicador de Diferença de Desempenho) e os insumos do curso --recursos pedagógicos, infra-estrutura e qualificação dos docentes. O conceito também é de 1 a 5.


Leia mais

Enade 2007: 33 cursos de odontologia "sob supervisão" são particulares
Enade 2007: Conselho não vê motivos para alarde
Enade pode ter menos peso dentro de sistema de avaliação
Cursos "inadequados" formam 1 em cada 4 médicos do país
SP tem a sexta pior avaliação do Brasil
20 instituições particulares têm 32% dos piores cursos
Aluno terá acesso a avaliação de instituições
Tire suas dúvidas sobre o Enade

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enade Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host