Atualizada às 19h55Confira aqui a resolução comentada do Enem 2008Como você se saiu na prova? ComenteJá está online a resolução comentada do Enem 2008. Professores do cursinho Objetivo, em São Paulo, corrigiram as 63 questões e a redação. Para a correção, foi utilizada o modelo de prova amarela. O
gabarito oficial também está online.
A prova, aplicada neste domingo (31) para mais de 4 milhões de estudantes em todo o país, começou às 13h e terminou às 18h (horário de Brasília). O tema mais abordado na prova, que é interdisciplinar, foi meio ambiente. A
redação pedia para que os alunos discorressem sobre medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica.
O principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Os estudantes não são obrigados a fazer a prova, mas podem aproveitar a nota para obter uma vaga na universidade. O boletim individual de resultados deverá ser distribuído pelo MEC na primeira quinzena de novembro.
A prova permite ao estudante participar de programas como o
Prouni (Programa Universidade para Todos). Para participar, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Enem (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais).
Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante, entre outras coisas, em dominar a norma culta da língua portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais.
Apesar de ser considerado fácil pelos estudantes, para grande parte dos alunos da rede pública o Enem é encarado com nervosismo. Eles dependem do exame para ganhar pontos que valem para ingresso nas universidades públicas e particulares.
- Leia mais
- Enem é chance de conseguir bolsa no ProUni
- Na Bahia, ambulante diz que "agua já vem com gabarito"
- Meio ambiente predominou no Exame
- Ansiedade tem trilha sonora no Enem 2008
- Candidatos temem atualidades
- Alunos chegam atrasados e ficam de fora da prova
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.