UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

24/09/2008 - 17h08

Veja os brinquedos adequados para crianças de até 1 ano

Para essa fase, o ideal são brinquedos com cores vivas, sonoros e que fiquem à mão do bebê. "Enquanto a criança não anda, o brinquedo não deve se mover muito", explica Chencinski.

Nos três primeiros meses de vida, uma boa sugestão são os móbiles para colocar no berço, coloridos e manipuláveis pela criança. "A ação de tentar pegar e segurar os objetos estimula o desenvolvimento da coordenação motora", explica Maria Ângela.

Chencinski complementa que "brinquedos com encaixe simples e os de montar ensinam a reconhecer as formas e a ter noção de encaixe" para bebês a partir de 9 meses. Maria Ângela sugere ainda, para essa mesma fase, objetos com texturas variadas para a criança explorar e desenvolver a sensibilidade.

Os mordedores também são importantes quando os dentes começam a aparecer, por volta dos 7 meses. "Nesse momento, a criança está na fase sensória motora e se relaciona com o mundo através dos cinco sentidos. Por isso, é comum que ela leve tudo à boca e o mordedor estimula a dentição", explica Maria Ângela.

"Músicas são bem-vindas, pois os bebês estão acostumados a ter contato com o mundo externo através de sons desde o útero da mãe", conta Chencinski. O pediatra alerta, no entanto, que televisão não é recomendada para crianças menores de um ano. "A imagem que se forma no aparelho ainda não é nítida para ela, que fica sem entender o que está acontecendo", explica.

Maria Ângela ressalta que brinquedos eletrônicos não são recomendados para esta fase. "Os brinquedos devem ser sonoros, mas os ruídos não devem ser muito altos para não excitar o bebê", conta.

Aos dez meses, a criança vai adquirindo uma mobilidade maior, o que deve ser estimulado com brinquedos. "Andadores e objetos nos quais ela possa se apoiar são importantes para a criança aprender a ficar de pé", conta Chencinski. Outra dica do especialista para essa fase é "oferecer brinquedos com espelho para que a criança possa se enxergar".

Brinquedos Recomendados:

  • móbiles que podem ser manipulados pela criança;
  • bolas e dados de tecido ou outro material lavável;
  • brinquedos de montar e encaixar com peças grandes (maiores que uma bolinha de pingue-pong);
  • tapete de atividade de material lavável;
  • livro para banho com figuras; chocalhos.


  • Confira as sugestões para outras idades

  • 1 a 3 anos

  • 3 a 5 anos

  • 5 a 7 anos

  • 7 a 10 anos
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Lição de Casa Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Intercâmbio

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host