UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

14/05/2009 - 15h41

MEC divulga as habilidades que serão avaliadas no novo Enem

Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (14) a matriz de habilidades do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O documento, que é um guia para orientar a elaboração dos itens da prova, foi aprovado durante esta manhã pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e na nesta quarta (13), pelos reitores das universidades federais.

  • Consulte as habilidades cobradas no novo Enem (arquivo em .pdf)

  • A matriz está organizada nas quatro áreas que comporão o exame: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Assim, a nova prova do Enem, que será aplicada em outubro, cobrará os mesmos conteúdos pedidos pelos atuais vestibulares, mas o formato da prova será diferente.

    Agora, os estudantes terão de usar mais a capacidade de raciocínio e compreensão do que de memorização. A expectativa é de que a nova concepção do Enem ajude a reestruturar o currículo do ensino médio.

    VEJA AS UNIVERSIDADES QUE ADERIRAM AO NOVO ENEM
    Arte/UO

    Prova obrigatória em 2010

    O MEC e o Consed informaram que o novo Enem deverá ser obrigatório a partir de 2010 para os alunos da rede pública.

    O que você acha de o Enem se tornar obrigatório?

    Para implementar a universalização do novo Enem será necessário um estudo de logística para garantir o acesso dos alunos aos locais de prova em todo o território nacional.

    Segundo o ministro, ao contrário da Prova Brasil - que também será realizada este ano -, o novo Enem não pode ser aplicado em sala de aula. "Mais do que a aferição do conhecimento do aluno, a prova pode representar o acesso dele à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança", explicou.

    O Consed entende que o novo formato da prova vai permitir a reestruturação do ensino médio e que, com isso, o currículo dessa etapa do ensino passará a orientar os processos seletivos de acesso à educação superior, não o contrário, como ocorre hoje.

    Para Maria Auxiliadora, o novo formato do exame provoca debates nos Estados e a aproximação entre os secretários de educação e reitores.

    Enem duas vezes ao ano

    De acordo com o ministro, o comitê de governança estuda a aplicação do novo Enem duas vezes ao ano, medida que já era prevista quando foi lançado o formato para 2009.

    "Pelo calendário das universidades, nós não teremos como fazer antes de março nem depois de abril, então há de ser provavelmente num desses dois meses", disse Haddad.

    "Simulado"

    O ministro confirmou a elaboração de um modelo de prova do novo Enem, que será divulgado antes da data do exame (dias 3 e 4 de outubro). Segundo Haddad, serão questões que exemplificam as habilidades e competências exigidas. O número de perguntas disponibilizadas não está definido. Mas não serão "necessariamente 200 como na prova", disse Haddad.

    Todas as questões do Enem devem atender a dois pressupostos. Em primeiro lugar, devem respeitar a matriz de habilidades, definida pelo comitê de governança e, depois, têm de passar no pré-teste, demonstrando que sua dificuldade consegue ser reproduzida nos anos seguintes.

    Para compor uma prova de 200 questões, como será o novo Enem, Haddad estima que serão necessários centenas - ou mesmo milhares - de itens pré-testados.

    Esses itens vão permitir ao Inep elaborar nos anos seguintes questões que possibilitem acompanhar a evolução do nível do ensino médio, como se faz atualmente com a Prova Brasil.

    * Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

    Leia mais
    Confira 20 perguntas e respostas sobre o novo Enem
    Banco de Redações: treine para a redação do Enem
    Não há perspectiva de substituir primeira fase da Fuvest por novo Enem
    Conselho aprova uso do novo Enem em vestibulares de Institutos Federais
    Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC
    Novo Enem é ruim para avaliar a qualidade do ensino médio, diz pesquisadora
    Mapa Enem 2008: veja onde ficam as 20 melhores escolas
    No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
    RS tem mais escolas com bom desempenho no Enem 2008; veja a situação de seu Estado
    Desempenho de escolas estaduais é prejudicado por baixo investimento, diz ministro
    Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
    Rio empalca sete escolas entre as melhores; veja ranking por Estado

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host