UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

15/05/2009 - 06h00

Novo Enem vai cobrar mesmo conteúdo que vestibulares, dizem especialistas

Simone Harnik
Em São Paulo
Professores de cursinhos ouvidos pelo UOL Educação avaliaram o programa do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgado nesta quinta-feira (14), pelo Ministério da Educação.

  • MEC divulga habilidades avaliadas no novo Enem e programa da prova

  • "O conteúdo é só um pouco menor do que o programa tradicional dos vestibulares. O estudante vai ter de conhecer física, química, história", diz o coordenador do curso Etapa, Carlos Eduardo Bindi.

    "O Enem se transformou em uma maratona puxada, com 200 questões em dois dias. Agora está bem coladinho com o vestibular. Segundo o ministro, só o jeito de perguntar é que vai ser diferente", diz Bindi. De fato, a prova poderá ter até 11h e meia de duração.

    Para o professor, o novo Enem, em vez de representar o fim dos vestibulares, é a criação do maior processo seletivo do país - e não facilita em nada a vida do estudante em termos práticos. "A preparação continua a mesma", diz.

    "O programa é muito próximo do que os estudantes tiveram no ensino médio. O que nos cabe observar é se mudou mesmo a concepção da avaliação. Ou seja, como esses conteúdos serão cobrados na forma de perguntas", avalia o diretor da editora COC, Tadeu Terra.

    Dança, educação física e artes

    O conteúdo do novo Enem só diverge do dos principais vestibulares na cobrança de conhecimentos sobre artes visuais, teatro, dança, informática e educação física, afirmam os especialistas.

    "O MEC coloca sem nenhum detalhamento que esses conteúdos serão cobrados. São assuntos muito amplos. Como preparar os alunos se não há detalhes?", questiona o coordenador do curso Anglo, Nicolau Marmo.

    Por outro lado, Marmo afirma que conteúdos de filosofia e de sociologia, que passaram a integrar o rol de disciplinas do ensino médio, não têm peso na matriz de referência do novo Enem.

    "Simulado"

    O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou a elaboração de um modelo de prova do novo Enem, que será divulgado antes da data do exame (dias 3 e 4 de outubro). Segundo Haddad, serão questões que exemplificam as habilidades e competências exigidas. O número de perguntas disponibilizadas não está definido. Mas não serão "necessariamente 200 como na prova", disse Haddad.

    Todas as questões do Enem devem atender a dois pressupostos. Em primeiro lugar, devem respeitar a matriz de habilidades, definida pelo comitê de governança e, depois, têm de passar no pré-teste, demonstrando que sua dificuldade consegue ser reproduzida nos anos seguintes.

    Para compor uma prova de 200 questões, como será o novo Enem, Haddad estima que serão necessários centenas - ou mesmo milhares - de itens pré-testados.

    Esses itens vão permitir ao Inep elaborar nos anos seguintes questões que possibilitem acompanhar a evolução do nível do ensino médio, como se faz atualmente com a Prova Brasil.

    Leia mais
    Confira 20 perguntas e respostas sobre o novo Enem
    Banco de Redações: treine para a redação do Enem
    Não há perspectiva de substituir primeira fase da Fuvest por novo Enem
    Conselho aprova uso do novo Enem em vestibulares de Institutos Federais
    Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC
    Novo Enem é ruim para avaliar a qualidade do ensino médio, diz pesquisadora
    Mapa Enem 2008: veja onde ficam as 20 melhores escolas
    No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
    RS tem mais escolas com bom desempenho no Enem 2008; veja a situação de seu Estado
    Desempenho de escolas estaduais é prejudicado por baixo investimento, diz ministro
    Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
    Rio empalca sete escolas entre as melhores; veja ranking por Estado


    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host