A Faculdade Cásper Líbero vai antecipar as férias escolares para esta quinta (25), a partir das 19h. A decisão foi tomada "em função da confirmação, pela Vigilância Sanitária, de dois casos de gripe A (H1N1)" entre seus alunos, segundo comunicado da instituição.
As atividades previstas para os últimos dias de aula foram transferidas para o período de 31 de julho a 6 de agosto. As aulas estavam previstas para seguir até 30 de junho.
Estima-se que a instituição tenha cerca de 3.000 alunos.
Você acha exagerada a antecipação do recesso escolar por conta da gripe suína? Dê sua opinião 
Outros casos
Na tarde desta quinta, também foram divulgados três casos de gripe suína na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).
A UEL (Universidade Estadual de Londrina) suspendeu as aulas e as atividades administrativas entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira (29), às 14h. O motivo: uma estudante da Unesp (Universidade Estadual Paulista) que contraiu gripe suína, conhecida como influenza A (H1N1), teve contato direto com servidores e estudantes da universidade em 16 de junho. A partir de dessa quinta, só vão funcionar os serviços de emergência, como o do Hospital Veterinário e o de clínicas na UEL.
Em São Paulo, oito escolas já foram afetadas pela doença. Algumas suspenderam as atividades e outras optaram por antecipar as férias.
Até a noite de quarta-feira (24), o total de
casos confirmados da doença no Brasil chegava a 399. Segundo o ministério, há ainda 310 casos suspeitos do vírus A (H1N1), que passam por análise laboratorial. Outros 677 casos foram descartados.
O governo federal recomendou aos brasileiros que evitem viajar para Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Canadá e Austrália.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estes países têm transmissão sustentada - quando já não é possível identificar a origem do contágio. O ministério ressalta que "não há proibição nem restrição de trânsito de pessoas entre o Brasil e esses países" e acrescenta que "a recomendação é uma medida adicional de prevenção, tendo como base critérios epidemiológicos e o aumento, com a proximidade das férias de inverno, da circulação de turistas brasileiros em países com transmissão sustentada da doença".
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.