UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

06/07/2009 - 13h49

MEC divulga municípios que terão Enade 2009

Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (6) a lista de municípios que terá a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2009. A avaliação será realizada no dia 8 de novembro e as instituições de ensino devem inscrever seus universitários até o dia 31 de agosto.

  • Veja a lista de municípios que terão a prova do MEC
  • Baixe o manual do Enade 2009

  • Neste ano, todos os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação avaliados devem fazer a prova. Nos anos anteriores, o exame era realizado por amostragem, com base em seleção dos alunos feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

    Em 2009, serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo.

    Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

    Quem deve fazer o Enade 2009

    São considerados ingressantes os estudantes que até 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Concluintes, os que, até a mesma data, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que tenha condições acadêmicas de conclusão neste ano letivo.

    Ficam dispensados os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a de origem do estudante. Ingressantes e concluintes ausentes em edições anteriores precisam regularizar a situação para fazer a prova.

    O Inep divulgará, até 10 de setembro, a lista dos estudantes que participarão do exame e, até 26 de outubro, os locais de aplicação das provas.

    Leia mais

    Física teve maior abstenção no Enade 2008: mais de 28% faltaram à prova
    Enade será universal a partir de 2009, confirma Inep
    Enade 2008 foi aplicado para 564.415 universitários
    No Rio, entidade estudantil admite fracasso do boicote ao Enade
    Baixe as provas do Enade 2008
    Confira as respostas do Enade 2008
    Enade 2007: 33 cursos de odontologia "sob supervisão" são particulares
    "Enade é um bom indicador para escolha de curso", diz presidente do Inep
    Cursos "inadequados" formam 1 em cada 4 médicos do país
    SP tem a sexta pior avaliação do Brasil
    20 instituições particulares têm 32% dos piores cursos
    Aluno terá acesso a avaliação de instituições
    Apenas 25 graduações no Brasil têm nível de excelência
    Nenhum curso particular obtém nível de excelência no Enade 2007
    Associação de particulares distribui panfleto contra CPC
    MEC cria novos conceitos para avaliar curso superior
    Para entender os conceitos do Enade
    Tire suas dúvidas sobre o Enade

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
    Sobre o Enade Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host