UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

30/07/2009 - 00h00

MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009; UOL tem simulado online

Da Redação*
Em São Paulo
Atualizada às 17h00 de 30 de julho de 2009

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulga 40 questões-modelo do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quinta (30).

  • MEC corrige questão de ciências da natureza do simulado

  • São dez questões para cada uma das quatro áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

    O UOL disponibiliza as perguntas em formato de simulado online. O internauta pode resolver a prova na internet.

  • Enem 2009: faça o simulado online

    O Inep providenciou quatro arquivos em .pdf, cada um com seu gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas às questões.

  • Enem 2009: ciências da natureza e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
  • Enem 2009: ciências humanas e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
  • Enem 2009: linguagens, códigos e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
  • Enem 2009: matemática e suas tecnologias (arquivo em .pdf)

    De acordo com o Inep, a mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades.

    Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do estudante.

    Limitações do simulado

    A divulgação dos itens-modelo, diz o órgão do MEC (Ministério da Educação), pretende aproximar os participantes da nova estrutura de prova. O gabarito vai permitir a verificação das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota pelo TRI (Teoria de Resposta ao Item).

    Cada uma das quatro áreas do Enem 2009 será composta por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.

    No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata do conhecimento dos participantes, e servirá ainda para selecionar os calouros para universidades federais.

    "Exame de sangue"

    O estudante deverá encarar o Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) como um "exame de sangue", afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep na tarde de quarta-feira (29). "A gente não entende ele, mas acredita nos seus resultados", disse.

    Ele se refere à dificuldade que os estudantes terão de entender e aferir sua nota com a nova metodologia que será usada na prova, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).

    *Com reportagem de Piero Locatelli

    Leia mais
    Confira 20 perguntas e respostas sobre o novo Enem
    Banco de Redações: treine para a redação do Enem
    Estar por dentro de atualidades ajuda na redação do Enem
    Veja todos os temas de redação já cobrados no Enem
    Confira 11 temas de matemática e biologia
    Veja dicas para física e geografia no Enem 2009
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host