UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

08/11/2009 - 19h43

Enade 2009: veja os gabaritos e as provas

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 20h51

O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite deste domingo (8) as provas e os gabaritos do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2009.

Os arquivos para download estão em .pdf e podem ser pesados. Para salvá-los, é possível clicar com o botão direito do mouse e salvar o link

A aplicação da prova teve início às 13h e 1.103.173 estudantes eram aguardados. Para os convocados, a prova é requisito obrigatório para a obtenção do diploma.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), houve apenas registros de problemas isolados, como os de chegada atrasada em locais de prova ou esquecimento de documento oficial de identificação.

  • Nome de Lula é escrito errado em questão

  • O que você achou do Enade 2009? Deixe seu comentário

    Em Brasília, houve registro de estudantes que deixaram a sala antes do tempo mínimo previsto e tentaram impedir os demais de fazerem a prova, fazendo barulho com megafones. No entanto, de acordo com os aplicadores da prova, o índice de participação nessa escola foi dentro do esperado.

    Houve ainda casos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Petrolina (PE) de endereços equivocados. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, esclarece que estes estudantes não terão nenhum prejuízo e receberão atestados de dispensa. Informações sobre o procedimento devem ser divulgadas posteriormente.

    Descontração

    Em um local de prova em Pinheiros, zona oeste da capital paulista, o clima era de descontração. Os estudantes se confraternizavam com beijos e abraços na entrada da prova. A animação que sobrava nos cumprimentos era escassa para fazer o exame.

    Para Bruno Máximo, 24, concluinte de publicidade, fazer Enade é algo desnecessário. "É ruim ter que se deslocar até o local de prova e nem todos moram perto. Acabei dando sorte com esse local de prova, pois sou morador dos Jardins", disse.

    Já Amanda Souza, 18, ingressante de publicidade e propaganda, não deu tanta sorte com local de prova. Moradora de Santana, na zona norte da capital, ela teve de cruzar a cidade para chegar ao Enade. "Estou muito feliz", ironiza. Mesmo assim, ela diz que vai fazer o exame com capricho: "tenho que fazer. Vir aqui e deixar em branco é osso".

    Prova nacional

    A prova foi realizada em 997 municípios pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).

    São convocados para a avaliação ingressantes e concluintes dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo.

    Também fizeram o exame os universitários dos cursos de tecnologia em design de moda, em gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais. Dos participantes, 681.206 são ingressantes e 421.967, concluintes.

    Além desses universitários, deviam fazer a prova do Enade aqueles estudantes selecionados e faltosos de alguma das edições anteriores e que ainda não regularizaram sua situação. O total de estudantes irregulares inscritos era de 108.903.

    Leia mais
    Rio: após 50 minutos, candidatos cariocas já começam a sair
    Veja fotos do Enade 2009
    "Faço estágio e, sem o Enade, não vou poder ser efetivada", diz aluna
    Em SP, clima na entrada é descontraído
    Em escola do Rio, descompromisso com a prova marca entrada
    Saiba como usar o Enade para escolher faculdade
    Veja o ranking do Enade 2008
    Segundo MEC, só 1% das faculdades são top
    Nove instituições estão na mira do MEC; veja quais são
    Unifesp é a melhor universidade do país, segundo índice do MEC
    USP decide boicotar o Enade 2009

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enade Lição de Casa Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host