Confira sete dicas para não enfrentar problemas com pacote de intercâmbio Fabiano Cherchiari/UOL Em sites de defesa do consumidor, há reclamações sobre problemas durante o intercâmbio comprado em agências de viagem. Para evitar surpresas quando já se está fora do país, cheque na agência de intercâmbio o nome e contato do responsável caso o cliente tenha assuntos de emergência para tratar Mais Getty Images Passagem aérea - A agência tem a obrigação de avisar o intercambista sobre mudanças de datas e horários de embarque. Se estiver já no aeroporto, tente resolver os problemas diretamente com a companhia aérea Mais Divulgação Moradia - Peça à agência de intercâmbio o maior número de detalhes sobre o tipo de moradia no exterior. Se for 'homestay' (estadia em casa de família), informe-se sobre os hábitos da família. Os costumes podem ser diferentes do seu e gerar conflitos Mais Elizabeth Dalziel/The New York Times Mudanças - Veja se há possibilidade de se mudar de moradia caso encontre problemas de solução difícil ou que se estendam além do suportável. Peça o nome e o contato da pessoa que resolverá seus problemas Mark Lennihan/AP Distância - Peça o endereço dos locais onde vai morar e estudar e confira a distância entre eles e as opções de transporte. Dificuldades de locomoção podem prejudicar seu intercâmbio Mais Mateus Bruxel/Folhapress Curso - Se o intercambista quiser trocar de turma ou tiver problemas em relação ao curso deve procurar o responsável pelo curso. Procure saber com a agência antecipadamente quem é essa pessoa e qual seu contato Mais Divulgação Registro de problemas - É importante documentar com fotos e guardar e-mails enviados para a agência relatando problemas encontrados durante o seu intercâmbio. Eles são provas que podem ser usadas em um possível processo na Justiça Mais