Confira sete dicas para não enfrentar problemas com pacote de intercâmbio

Fabiano Cherchiari/UOL
Em sites de defesa do consumidor, há reclamações sobre problemas durante o intercâmbio comprado em agências de viagem. Para evitar surpresas quando já se está fora do país, cheque na agência de intercâmbio o nome e contato do responsável caso o cliente tenha assuntos de emergência para tratar Mais
Getty Images
Passagem aérea - A agência tem a obrigação de avisar o intercambista sobre mudanças de datas e horários de embarque. Se estiver já no aeroporto, tente resolver os problemas diretamente com a companhia aérea Mais
Divulgação
Moradia - Peça à agência de intercâmbio o maior número de detalhes sobre o tipo de moradia no exterior. Se for 'homestay' (estadia em casa de família), informe-se sobre os hábitos da família. Os costumes podem ser diferentes do seu e gerar conflitos Mais
Elizabeth Dalziel/The New York Times
Mudanças - Veja se há possibilidade de se mudar de moradia caso encontre problemas de solução difícil ou que se estendam além do suportável. Peça o nome e o contato da pessoa que resolverá seus problemas
Mark Lennihan/AP
Distância - Peça o endereço dos locais onde vai morar e estudar e confira a distância entre eles e as opções de transporte. Dificuldades de locomoção podem prejudicar seu intercâmbio Mais
Mateus Bruxel/Folhapress
Curso - Se o intercambista quiser trocar de turma ou tiver problemas em relação ao curso deve procurar o responsável pelo curso. Procure saber com a agência antecipadamente quem é essa pessoa e qual seu contato Mais
Divulgação
Registro de problemas - É importante documentar com fotos e guardar e-mails enviados para a agência relatando problemas encontrados durante o seu intercâmbio. Eles são provas que podem ser usadas em um possível processo na Justiça Mais