Confira 11 mitos e verdades sobre lição de casa

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Os pais devem explicar um exercício para o filho? Podem dar a resposta certa caso o estudante não saiba? É preciso ficar ao lado da criança o tempo todo na hora de fazer a tarefa? Para responder essas e outras dúvidas, o UOL ouviu três especialistas e descobriu quais são os principais mitos e as verdades sobre lição de casa. O mais importante, dizem as especialistas, é entender a importância e demonstrar interesse pelas atividades escolares do filho Mais
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Criança não deve fazer a lição com a TV ou o computador ligado - VERDADE: Para não desviar a atenção dos estudantes, os pais devem desligar a televisão, o computador e evitar espaços em que outras crianças estejam brincando. "Os equipamentos somente devem ser usados quando solicitados para a realização da lição", avalia Adriana Iassuda, coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia Mais
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Se o aluno não sabe resolver um exercício, o pai deve explicar o conteúdo - MITO: O pai que ensina o conteúdo da maneira que aprendeu na escola pode acabar confundindo ainda mais a criança. "O certo não é explicar do jeito dele, mas tentar ajudar o filho a buscar, dentro dos seus próprios conhecimentos, a resolução do problema", afirma Marcia Almirall, orientadora do ensino fundamental no Colégio Santa Maria Mais
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O responsável deve estar ao lado da criança do início ao fim da lição - MITO: Segundo Sueli Conte, diretora e psicopedagoga do Colégio Renovação, os pais devem estar presentes e mostrar que a criança pode pedir ajuda a qualquer momento. "O pai deve orientar, mostrar que está por perto se o filho precisar. Ficar o tempo todo sentado ao lado torna a criança muito dependente e ansiosa", afirma Mais
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O ideal é que o aluno demore cerca de uma hora para resolver a lição - VERDADE Os pais precisam ficar atentos à duração da tarefa: crianças de 7 a 8 anos devem demorar entre uma hora e uma hora e trinta minutos para terminar sua tarefa. Se o estudante dedica mais ou muito menos tempo para os exercícios, os pais devem observar a rotina do filho (se ele levanta muitas vezes, se o ambiente é adequado, se um adulto está por perto) e procurar a escola para conversar sobre o rendimento do aluno e as exigências pedagógicas Mais
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Mesa de jantar não é lugar para criança fazer a lição de casa - MITO: Se a mesa de jantar é confortável para a criança e todos os materiais de que ela precisa para fazer os exercícios estão por perto, não há problema nenhum em usá-la para essa finalidade. "O local ideal é iluminado, com uma mesa adequada para a realização do estudo, de preferência que não tenha aparelhos eletrônicos ligados e objetos que possam distrair a criança", diz Adriana Iassuda, coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia Mais
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A lição não deve ser entregue com erros para o professor - MITO: Segundo Marcia Almirall, orientadora do ensino fundamental do Colégio Santa Maria, o objetivo da tarefa é fazer um diagnóstico do que foi aprendido em sala de aula. "É melhor levar para escola um exercício que mostre que ele tentou do que uma tarefa feita pelo pai ou em branco. A tentativa tem tanto valor quanto a resposta certa", afirma Mais
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Os pais nunca devem fazer a lição no lugar da criança - VERDADE: Para Adriana Iassuda, coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia, os pais devem tentar auxiliar a criança, mas nunca resolver o exercício em seu lugar. "Muitas vezes os pais acham que a lição deve voltar para a escola totalmente correta, e acabam resolvendo pelo filho ou extrapolando nas explicações. Cuidado, pois isso pode resultar em mais dúvidas ou mascarar uma dificuldade significativa", explica Mais
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Não existe o melhor horário para a criança fazer a lição de casa - VERDADE: As especialistas consultadas pelo UOL dizem que não existe uma regra, já que o horário ideal depende de cada família. "A hora de fazer a lição deve virar uma rotina para a família. É algo que deve acontecer de preferência no mesmo horário todos os dias. Não deve ser muito tarde porque a criança está cansada e não rende", diz Sueli Conte, diretora e psicopedagoga do Colégio Renovação Mais
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Dificuldade para fazer a lição pode indicar problemas de visão, audição ou hiperatividade - VERDADE: As especialistas afirmam que esse tipo de dificuldade pode ser notada em casa. "Se os pais percebem que a criança demora muito ou tem muita dificuldade para sentar e fazer a lição, eles devem procurar a escola para saber se os sinais são percebidos nos dois ambientes", afirma Marcia Almirall, orientadora do ensino fundamental do Colégio Santa Maria Mais
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Para incentivar a responsabilidade, pais não devem perguntar aos filhos sobre a lição - MITO: "A família precisa valorizar a lição de casa, mostrar interesse, deixar a criança falar sobre como foi o dia dela na escola. Nunca usar termos para desmerecer, dizer que a lição é uma coisa chata, um sacrifício, que a família não pode sair porque a criança tem tarefa para fazer", afirma Marcia Almirall, orientadora do ensino fundamental do Colégio Santa Maria Mais
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Escola boa é a que manda muita lição de casa - MITO: As especialistas ouvidas pelo UOL afirmam que a quantidade varia de acordo com o projeto pedagógico e que os pais devem conhecer as propostas adotadas pela escola. "A quantidade de lição que uma escola passa não demonstra se a criança aprendeu ou não. Por isso, os pais devem conversar com o professor, com o coordenador e conhecer o projeto pedagógico da escola", avalia Sueli Conte, diretora e psicopedagoga do Colégio Renovação Mais