Escola na Fundação Casa

Junior Lago/UOL
"Eu não sabia nada quando entrei aqui. Minha mãe até chorou quando eu ganhei diploma de melhor aluno", conta Jonas, que aprendeu a ler na unidade Novo Tempo da Fundação Casa, em Franco da Rocha. "Agora eu quero trabalhar e cuidar da minha filha. Quero estudar, fazer supletivo e depois fazer uma faculdade, quero ser professor de educação física", diz
Junior Lago/UOL
Dormitório de adolescentes internos na unidade Novo Tempo da Fundação Casa. Com a privação da liberdade, eles redescobrem a escola e o poder das a palavras. "Eles gostam muito de livros de poesia, que usam para escrever cartas", diz Gláucia Gonçalves Moreno, encarregada da área técnica
Junior Lago/UOL
"Eu não sabia nada quando entrei aqui. Minha mãe até chorou quando eu ganhei diploma de melhor aluno", conta Jonas, que aprendeu a ler na unidade Novo Tempo da Fundação Casa, em Franco da Rocha. "Agora eu quero trabalhar e cuidar da minha filha. Quero estudar, fazer supletivo e depois fazer uma faculdade, quero ser professor de educação física", diz
Junior Lago/UOL
Quarto de adolescentes internos na unidade Novo Tempo da Fundação Casa. "O elogio faz muita diferença para eles, que chegam aqui com a autoestima muito baixa. Lá fora eles tinham a sensação de que não eram capazes. O cuidado, o reconhecimento e atenção que faltaram na escola lá fora, nós vamos tentar suprir aqui dentro", diz Claudia Roberta Honorato Leandro, coordenadora pedagógica
Junior Lago/UOL
Interno participa da aula de matemática na plataforma online Khan Academy. Os grupos são formados por jovens que têm interesse e veem na ferramenta uma possibilidade de desenvolver uma habilidade ou solucionar dificuldades na disciplina. "Eles chegam com muita dificuldade de leitura, redação e matemática", diz a coordenadora pedagógica Claudia Roberta Honorato Leandro
Junior Lago/UOL
Adolescente faz exercícios na aula de matemática na plataforma online Khan Academy na Fundação Casa. "Quando o ato infracional acaba resultando na ida desse adolescente para a unidade de internação, a gente observa que muitas instituições falharam: a comunidade, a família, a escola. Elas perderam a capacidade de colocar limites e propor atividades de engajamento, de vinculação, de propor algo que faça sentido na vida dele", diz Mario Volpi, da Unicef no Brasil
Junior Lago/UOL
Corredor onde ficam os dormitórios na unidade Novo Tempo da Fundação Casa durante a troca da roupa de cama dos internos. "Há uma preferência pela internação, uma influência do sistema penal dos adultos, enquanto, na verdade, ele [o adolescente infrator] pode desenvolver atividades em grupo, com apoio de profissionais especializados, cumprindo medidas de liberdade ou semi-liberdade", diz Mario Volpi, da Unicef no Brasil
Junior Lago/UOL
Na Fundação Casa, as turmas são multisseriadas e têm cerca de 20 alunos cada --bem menos do que a média de 35 alunos que eles dizem que tinham na rede regular. Estudam de manhã e têm aulas de cursos rápidos profissionalizantes no período da tarde. Há oficinas de dança e artes também na unidade
Junior Lago/UOL
Adolescentes participam da aula de matemática na plataforma online Khan Academy. Os grupos são formados por jovens que têm interesse e veem na ferramenta uma possibilidade de desenvolver uma habilidade ou solucionar dificuldades na disciplina. "Eles chegam com muita dificuldade de leitura, redação e matemática", diz a coordenadora pedagógica Claudia Roberta Honorato Leandro
Junior Lago/UOL
Adolescente faz exercícios na aula de matemática na plataforma online Khan Academy na Fundação Casa. "Quando o ato infracional acaba resultando na ida desse adolescente para a unidade de internação, a gente observa que muitas instituições falharam: a comunidade, a família, a escola. Elas perderam a capacidade de colocar limites e propor atividades de engajamento, de vinculação, de propor algo que faça sentido na vida dele", diz Mario Volpi, da Unicef no Brasil
Junior Lago/UOL
Sala de aula fechada na unidade Novo Tempo. Na Fundação Casa, as turmas são multisseriadas e têm cerca de 20 alunos cada --bem menos do que a média de 35 alunos que eles dizem que tinham na rede regular. Estudam de manhã e têm aulas de cursos rápidos profissionalizantes no período da tarde. Há oficinas de dança e artes também na unidade
Junior Lago/UOL
Interno participa da aula de matemática na plataforma online Khan Academy. Os grupos são formados por jovens que têm interesse e veem na ferramenta uma possibilidade de desenvolver uma habilidade ou solucionar dificuldades na disciplina. "Eles chegam com muita dificuldade de leitura, redação e matemática", diz a coordenadora pedagógica Claudia Roberta Honorato Leandro
Junior Lago/UOL
Adolescentes fazem exercícios na aula de matemática na plataforma online Khan Academy na Fundação Casa. "Quando o ato infracional acaba resultando na ida desse adolescente para a unidade de internação, a gente observa que muitas instituições falharam: a comunidade, a família, a escola. Elas perderam a capacidade de colocar limites e propor atividades de engajamento, de vinculação, de propor algo que faça sentido na vida dele", diz Mario Volpi, da Unicef no Brasil
Junior Lago/UOL
"Eu não sabia nada quando entrei aqui. Minha mãe até chorou quando eu ganhei diploma de melhor aluno", conta Jonas, que aprendeu a ler na unidade Novo Tempo da Fundação Casa, em Franco da Rocha. "Agora eu quero trabalhar e cuidar da minha filha. Quero estudar, fazer supletivo e depois fazer uma faculdade, quero ser professor de educação física", diz