UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Artes

Arquitetura (2)

O significado das construções

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Edifícios representam também uma forma de comunicação. Os arquitetos usam essas construções como ferramentas para comunicar a maneira de pensar e agir da sociedade, sua filosofia e cultura. São muitas as finalidades da arquitetura.


Folha Imagem
Partenon, em Atenas, Grécia

A expressão arquitetônica está continuamente evoluindo para novas formas que seguem tendências do passado, ou se opõem a elas. As características de estilos passados ou as técnicas de construção que são consideradas eficientes são mantidas, enquanto aquelas que se tornam antiquadas são abandonadas.

O trabalho de um bom arquiteto é reconhecido em um edifício que resuma as tendências do momento em que viveu de maneira sucinta e elegante. Em essência, é uma obra que deve conseguir comunicar o contexto e as técnicas de construção mais eficazes, e a capacidade de comunicar esses aspectos é a base para a crítica pública e a avaliação coletiva do edifício.

Estilo clássico
A Acrópole de Atenas, por exemplo, é reconhecida como uma poderosa expressão de sua era. O Partenon representa o desenvolvimento do estilo clássico e simboliza a cultura do povo grego. Ícone da cultura grega, tem sido orgulhosamente conservado durante muito tempo pelo povo da Grécia e influenciou a maneira de construir em muitos lugares e em muitas épocas no mundo. Quase todas as cidades nos Estados Unidos, por exemplo, têm seu edifício público em estilo clássico. Inúmeros projetos contemporâneos tomam emprestados a formalidade e o poder da colunata clássica.



Folha Imagem
Casa Branca, sede do governo americano, Washington D.C., Estados Unidos


Observe a fachada da Casa Branca, com suas colunas e o frontão que remetem ao estilo clássico. Muitos edifícios ocidentais do século XIX possuem estilo semelhante, denominado neoclássico.

Por que se inspirar no estilo grego? Porque a Grécia clássica é considerada o berço da cultura ocidental e também a primeira democracia. É importante notar que todo a carga e o contexto por trás de uma edificação são transmitidos por imagens que adquirem significado ao longo do tempo.

*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro "Arte-Educação: Experiências, Questões e Possibilidades" (Editora Expressão e Arte).

Compartilhe:

    Receba notícias

    Vídeos

    Porta Curtas

    Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

    Biografias Datas Comemorativas Revistas e Sites Museus

    Veja acervo e serviços de museus brasileiros e estrangeiros

    Fotos

    Galerias, exposições, mostras, festivais e outros eventos

    Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host