UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Artes

Barroco (1)

Igreja impulsiona arte sacra

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
A arte barroca surgiu na Itália no fim do século 16 e estendeu-se pelo 17, período em que ocorreu uma série de mudanças econômicas, sociais e religiosas na Europa.

Folha Imagem
Fachada da igreja Gesù
Após o período do Renascimento e as reformas religiosas de Lutero e Calvino, a Igreja católica foi perdendo seu poder, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo imposto pela religião.

Para reconquistar seu prestígio e poder, a Igreja católica organizou a Contra-reforma. Ela queria também reafirmar e difundir sua doutrina.

Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas. E é nesse processo de construção e decoração que nasce a arte barroca.

A igreja Gesù (foto no topo da página) foi a primeira de estilo barroco, construída em Roma por um dos mais importantes arquitetos italianos: Giacomo della Porta, entre 1571 e 1575, e pertencia à Companhia de Jesus.

Este tipo de arquitetura rompe com os valores de racionalidade e simplicidade, marcas renascentistas.

Igrejas transformadas em espaços cênicos
Arquitetos, pintores e escultores tinham a "missão" de transformar as igrejas em espaços cênicos para a representação de uma espécie de "teatro sagrado". A meta era converter ao catolicismo todas as pessoas.

Observe a imagem a seguir:



Folha Imagem
Caravaggio, "Descida da Cruz", óleo s/ tela, 1608


Como está o rosto das pessoas? O que suas expressões demonstram? É fácil perceber o que está acontecendo ali? Qual a parte mais iluminada do quadro?

Cenas religiosas representadas de forma dramática
No Renascimento, pregava-se a força da razão sobre a emoção e as figuras eram representadas de forma estática, como se estivessem posando para um retrato.

Já no Barroco o conceito é outro. Para exaltar os sentimentos, as cenas são representadas de forma teatral, isto é, os personagens parecem estar em movimento e a religiosidade é expressa de forma dramática, de forma a atingir, inclusive, a emoção de quem observa o quadro.

A luz também dá a intensidade do drama à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro.

Esculturas marcadas pela sensação de movimento
Assim como nos quadros religiosos , a carga dramática e a sensação de movimento vão aparecer também nas esculturas.

Observe a obra abaixo:



Folha Imagem
Bernini, "David", mármore, 1623


Atente para a noção de movimento dada à escultura. Davi é representado no momento em que irá atirar a pedra em Golias

Veja a expressão de seu rosto. É bem diferente daquela representada por Michelangelo, artista do Renascimento. Clique nesse link e compare as duas esculturas. Quais as diferenças?

Temas religiosos, cenas mitológicas e do cotidiano
O equilíbrio entre arte e ciência, um dos objetivos do artista renascentista, sofre uma ruptura no Barroco que, além de temas religiosos, também retrata cenas mitológicas e do cotidiano, sempre com o predomínio da emoção sobre a razão.

Também apresenta como característica a oposição entre o poder humano e o poder divino, o céu e o inferno, o antropocentrismo e o teocentrismo.

O Barroco na Europa
O estilo barroco saiu da Itália e difundiu-se por vários países europeus. Chegou mesmo na América e marcou a cena artística brasileira.

Devido às suas características mais "livres", permitiu que elementos de culturas locais fossem representados em seus quadros.

Na Holanda, por exemplo, houve uma preferência por parte de Rembrandt, em retratar cenas do cotidiano. Na América espanhola, elementos da cultura indígena eram incorporados à decoração de igrejas.

Alguns artistas do Barroco na Europa
  • Michelalangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610)
  • Peter Paul Rubens (1577-1640)
  • Rembrandt van Rijn (1606-1669)
  • Diego Velásquez (1599-1660)
  • El Greco (1541-1614)
  • Gian Lorenzo Bernini (1598-1680)

  • *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Vídeos

      Porta Curtas

      Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

      Biografias Datas Comemorativas Revistas e Sites Museus

      Veja acervo e serviços de museus brasileiros e estrangeiros

      Fotos

      Galerias, exposições, mostras, festivais e outros eventos

      Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host