UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Artes

Portinari (2)

Expressionismo e fovismo

Do Colégio Objetivo
Em São Paulo
Folha Imagem

Painel de Portinari exposto no
Museu Nacional de Belas Artes,
no Rio de Janeiro

"Vou pintar aquela gente."
frase de carta que Portinari escreveu em Paris, 1930

A obra de Portinari sofreu forte influência de seus primeiros anos de vida. Sua querida Brodósqui, cidade do interior paulista onde nasceu, seria lembrada em suas pinturas.

Na Fazenda Santa Rosa, onde ele morava, observava os colonos trabalhando na roça, principalmente seus pés, largos, com dedos enormes e fortes. Em 1928, Portinari foi premiado com uma viagem à Europa.

Foi tão longe para se dar conta de que... o que queria pintar estava aqui no Brasil: o povo, as histórias, os lugares. De volta ao Brasil, pintou diversas telas sobre sua infância em Brodósqui. A obra Café, de 1934, com suas tonalidades terrosas, é dessa época. O Brasil é um dos temas mais freqüentes na obra do artista.

Tratando do Brasil, lançou mão de técnicas e influências expressionistas. Ele fez forte crítica social quando pintou os retirantes nordestinos, os meninos pobres e os espantalhos.

Pode-se notar que, no expressionismo, pinta-se com técnica livre e violência dramática, ressaltando sempre a emoção. As cores, assim como as formas e as pinceladas, são exageradas e distorcidas para enfatizar ainda mais as emoções pretendidas pelo artista, deixando de serem naturalistas para se tornarem expressão de sentimentos. O Museu de Arte de São Paulo (MASP) possui em seu acervo obras expressionistas com a temática dos retirantes, importantes na carreira do artista.

Embora Portinari não se prendesse a um único estilo de pintura, influências do fovismo também podem ser vistas em algumas de suas obras. O fovismo é uma manifestação de arte moderna que surgiu na França nas primeiras décadas do século 20.

Por se basearem na exaltação da cor, alguns artistas fovistas foram aclamados como mestres coloristas, tamanho o domínio que possuíam sobre cores e tonalidades. São artistas que produziram obras fauvistas, entre outros: André Derain, Raul Dufy, Kess van Dongen e Henri Matisse (artista por quem Portinari possuía especial apreço).

Compartilhe:

    Receba notícias

    Vídeos

    Porta Curtas

    Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

    Biografias Datas Comemorativas Revistas e Sites Museus

    Veja acervo e serviços de museus brasileiros e estrangeiros

    Fotos

    Galerias, exposições, mostras, festivais e outros eventos

    Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host