UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de

A energia nuclear é uma boa solução para o Brasil?

O país possui duas usinas nucleares: Angra 1 e Angra 2, no Estado do Rio de Janeiro. O governo planeja a instalação de Angra 3. Mas o uso de energia nuclear tem dividido a opinião dos especialistas. O benefício é que ela não polui a atmosfera nem contribui para o aquecimento global. Há também vantagens na sua utilização em medicina, agropecuária, indústria, etc. Porém, o grande problema dessa matriz energética é que os restos do urânio enriquecido viram um lixo perigoso, sem falar no risco de acidentes.

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Angra 2


Eletronuclear

A Usina de Angra 2, em Angra dos Reis (RJ)



"Fruto de um acordo nuclear Brasil-Alemanha, a construção e a operação de Angra 2 ocorreram conjuntamente à transferência de tecnologia para o país, o que levou também o Brasil a um desenvolvimento tecnológico próprio, do qual resultou o domínio sobre praticamente todas as etapas de fabricação do combustível nuclear. Desse modo, a Eletronuclear e a indústria nuclear nacional reúnem, hoje, profissionais qualificados e sintonizados com o estado da arte do setor."

Do site da Eletronuclear.

Vídeo divulgado em 13/09/2007 pelo UOL NEWS.


Césio 137: Vinte anos depois do acidente, vítimas ainda lutam por indenização e contra o preconceito.


Radioatividade: Mal ou bem depende do uso que é feito dela.


Para o mal
Imagine o acidente de Goiânia acontecendo no centro de São Paulo ou Rio de Janeiro. Você sabia que, no Brasil, existe um número muito grande de cápsulas com material radioativo em utilização neste momento?
Mas não precisa se preocupar. As rigorosas autoridades brasileiras possuem total controle sobre todas elas. Aliás, essas notícias que periodicamente você escuta por aí sobre roubos de carros com essas cápsulas, normalmente são fantasiosas e o ladrão está mais interessado no carro do que no material radioativo, é claro.
Ou seja, em países que não o Brasil, existem falhas de segurança que possibilitam aos interessados conseguir material radioativo para a construção de uma bomba suja.

Para o bem
Convém lembrar que essas cápsulas não geram somente destruição nem causam problemas. Ao contrário, elas estão em funcionamento exatamente para o seu uso industrial (gamografia), medicinal (tratamento de câncer, diagnósticos com contrastes radioativos etc.), agricultura etc.
Muitas vidas já foram salvas com a sua utilização. O que é absolutamente necessário é um controle maior da segurança com esse material, não só aqui, mas em todo o mundo.

(Carlos Alberto Campagner, engenheiro mecânico, com mestrado em mecânica, professor de pós-graduação e consultor de informática, no artigo Radioatividade, do site Lição de Casa).

Antes de Escrever


Observações:
  • O seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da Língua Portuguesa;
  • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração;
  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas escritas;
  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  • Envie seu texto até o dia 20 de outubro de 2007.

    Mais informações


    Estar informado sobre o tema que você tem de desenvolver é muito importante. Isso pode lhe dar idéias, além de evitar que você fale sobre coisas das quais não faz idéia e dê chutes ou cometa erros. Caso queira conhecer melhor a questão da energia nuclear, leia os seguintes textos que se encontram no site Lição de Casa:

  • Fontes Energéticas
  • Radiação e Radioatividade

    Elaboração da Proposta


    Professora Solange L. Marcondes
  • Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema A energia nuclear é uma boa solução para o Brasil?

    Leia as redações avaliadas
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host