UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de

A gramática facilita ou dificulta a comunicação?

As regras gramaticais têm como objetivo uniformizar a língua de um povo, padronizá-la, de modo a torná-la comum e acessível a todos os usuários. Em poucas palavras, a gramática deve facilitar a comunicação. No entanto, a imensa dificuldade dos estudantes em aprendê-la sugere que isso talvez não ocorra de fato. O grande número de normas - às vezes sobre detalhes aparentemente insignificantes - não acaba complicando e criando confusão? Que importância tem, por exemplo, a troca de uma única letra na grafia de uma palavra?

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Texto 1


A língua é viva, quem não sabe? Basta ver o que acontece a ela, sempre aberta aos modismos. Agora mesmo está nas ruas uma maré de jeitos novos de falar, extrídos do filme "Tropa de Elite". A língua se enriquece, sai da boca do povo para os dicionários, amolda-se às regras gramaticais. Mas o problema são as regras, ah as regras!

Se fizessem um plebiscito, é possível que as regras fossem banidas do Brasil. Aí todo mundo falaria e escreveria à vontade, sem ser vigiado por esses "manuais de censura" que são as gramáticas. Falaríamos gostosamente, sem receios e seríamos talvez mais felizes. Nada de escolher entre x e ch, entre s e z, e adeus acentos. Caso isso acontecesse, no entanto, estariam oficializados o descaso e o desrespeito ao idioma que falamos. Que conseqüências poderiam decorrer disso?
 

Crime contra a gramática




Texto 2


Reprodução

Um erro literalmente federal


"Um único carimbo fabricado com pouco zelo em relação à língua portuguesa fez com que milhares de documentos oficiais da Câmara e do Senado trouxessem um 'Congreço Nacional' estampado nos cantos inferiores de suas páginas.

O tropeço vocabular está grafado em documentos como medidas provisórias enviadas pelo Executivo. O carimbo, fabricado em meados de agosto, está em documentos com datas até cerca de três semanas atrás, quando finalmente alguém descobriu o erro."

Folha On-Line - 03/10/2007 - 09h24
 

Antes de Escrever


Observações:

  • O seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da Língua Portuguesa;
  • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração;
  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  • Envie seu texto até o dia 20 de dezembro de 2007.

    Elaboração da Proposta


    Professora Solange L. Marcondes

Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema A gramática facilita ou dificulta a comunicação?

Leia as redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host