UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de

Amor com grande diferença de idade: será que isso funciona?

Por interesses políticos ou econômicos, sempre existiram uniões entre casais com grande diferença de idade. Desde a Antiguidade, há também paixões que uniram gerações bem diferentes: Júlio César, imperador romano, 30 anos mais velho que Cleópatra, foi seduzido por ela. Hoje, homens ou mulheres mais velhos continuam apaixonando-se por mais novos e vice-versa: a cantora Madonna, 50, veio ao Brasil, onde conheceu o modelo Jesus, 20 anos; a atriz Susana Vieira não faz segredo de seus namorados mais novos; a cantora adolescente Mallu Magalhães namora o vocalista Marcelo Camelo, 30. Muitos acham isso normal, outros consideram errado. Por que tais casos suscitam tantos comentários e atenções? Será que amores com diferença de idade dão certo?

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

A Princesa do Brasil


Reprodução

Dom João 6º e Carlota Joaquina

Nas cortes, era muito comum monarcas homens casarem-se com princesas muito mais jovens.

Dentre tantos casos, temos a história da princesa espanhola Carlota Joaquina, que se casou com dom João 6º, de Portugal, aos 10 anos. Ele era 14 anos mais velho.

Dizem algumas crônicas de época que, na noite de núpcias, tempos depois do casamento, ela lhe arrancou um pedaço da orelha com uma mordida.

Eu gosto de caras mais velhos


"O psicólogo Miguel Perosa, professor de psicologia da PUC-SP, pergunta: 'o que uma menina busca num homem de 30? A segurança de um pai? A admiração de um ídolo? [...]. Dependendo disso, [...] a relação se estabelecerá baseada em respeito ou submissão, liberdade ou posse, consideração às individualidades ou afirmação de um sobre o outro'. Um relacionamento saudável incentiva a realização dos sonhos pessoais de cada um."

[Folhateen. Folha de S. Paulo, 1º de dezembro de 2008]

Eu gosto de caras mais novos


"A ex-professora de matemática dos EUA, sentenciada a seis anos de prisão por fugir com um menino de 13 anos ao México [...] disse que a idade do garoto não fazia diferença para ela. 'Não víamos mais a nossa idade. Na minha cabeça, ele havia deixado de ser um adolescente. Ele era um homem pra mim', declarou Kelsey Peterson, em uma entrevista para a rede de TV norte-americana ABC."

[Blog: Danielle Lopes]

O que diz a lei em casos de namoro com sexo


"Até o dia que completa 14 anos, a adolescente é considerada incapaz de consentir; transar com uma menina dessa idade é considerado estupro com violência presumida, um crime hediondo.(...). Se a transa for com um menino menor de 14 anos, a mulher é acusada de atentado violento ao pudor, outro crime hediondo, mesmo quando ele afirma que quis e consentiu."

[Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, juiz da Infância e Juventude. para Folhateen. Folha de S. Paulo, 1º de dezembro de 2008]

Observações


  • Seu texto deve ser escrito em língua portuguesa;
  • Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  • Envie seu texto até o dia 25 de maio de 2009;
  • Confira as redações avaliadas a partir de 1 de junho de 2009.

    Elaboração da Proposta


    Profa. Dra. Márcia Lígia Guidin
  • Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema Amor com grande diferença de idade: será que isso funciona?

    Leia as redações avaliadas
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host