UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de

O fumo deve ser proibido em todos os lugares?

Convencidos de que o tabaco traz graves prejuízos à saúde, tanto dos fumantes quanto daqueles que são obrigados a conviver com a fumaça do cigarro alheio, vários governos querem proibir o fumo em lugares públicos e até mesmo extinguir os fumódromos. Hoje, os antitabagistas mais radicais chegam a considerar os fumantes como "cidadãos inferiores, sem amor próprio". Por outro lado, apesar de ter consciência dos males do cigarro, muitos fumantes consideram tal perseguição autoritária, ou, pior, um modismo de uma sociedade politicamente correta. Sendo fumante ou não, o que você pensa disso? É a favor da proibição do fumo em qualquer ambiente? Ou é contra essa medida que tende a virar lei?

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Fim do fumo e dos fumódromos no Estado de São Paulo


"Na véspera do Dia Nacional de Combate ao Fumo de 2008 [29 de agosto], o governador José Serra (PSDB) enviou à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei que proíbe o fumo em todos os ambientes coletivos fechados, públicos ou privados e acaba com as atuais áreas de fumantes. Caso seja aprovada, só vai ser permitido fumar ao ar livre e dentro de casa. Entram na lista dos lugares sem fumo bares, boates, restaurantes, hotéis, pousadas, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculo, shoppings, ginásios esportivos, repartições públicas, hospitais e até carros de polícia e táxis.

É proibido fumar




Ministério da Saúde


A opinião do presidente


"Eu defendo, na verdade, o fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado. [...] Eu, se for na sua sala, certamente não fumarei porque respeito o dono da sala. Mas na minha, sou eu que mando".

[Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na "Folha de S. Paulo", 4/9/08]

O que dizem os juristas


"Embora meritória a campanha (eu sou não-fumante), acredito que o projeto de lei [do governo Serra] é inconstitucional, por atingir a liberdade das pessoas de fumarem ou beberem [...], apesar de o fumo e a bebida gerarem dependência e fazerem mal à saúde."

[Ives Gandra de Silva Martins, advogado, professor emérito da Universidade Mackenzie, na "Folha de S. Paulo", 14/9/08]

"É preciso dizer claramente: a proibição protege a saúde de quem não fuma e, justamente por isso, é constitucional.[...] São de conhecimento público os efeitos nocivos do fumo passivo - matam sete brasileiros todos os dias [...]. Quando o presidente Lula defende o fumo dentro de seu gabinete [...], ele confunde o espaço público com o privado."

[Damásio de Jesus, advogado, membro do Instituto de Criminologia da ONU, na "Folha de S. Paulo", 14/9/08]

A palavra de um médico


"Até quando faremos parte do grupo de países atrasados que dá ao dependente de nicotina o direito de jogar a fumaça de seu cigarro para dentro dos pulmões dos outros?"

[Dráuzio Varella. Médico infectologista e oncologista, na "Folha de S. Paulo", 30/8/08]

Observações


  • Seu texto deve ser escrito em língua portuguesa;
  • Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  • Envie seu texto até o dia 25 de outubro de 2008;
  • Confira as redações avaliadas a partir de 3 de novembro de 2008.

    Elaboração da Proposta


    Profa. Dra. Márcia Lígia Guidin
  • Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema O fumo deve ser proibido em todos os lugares?

    Leia as redações avaliadas
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host