UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de

O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?

Políticos, educadores, professores, pesquisadores e alunos têm falado muito sobre a qualidade da aprendizagem nas escolas e faculdades do país. Muitos pais estão satisfeitos; os alunos falam bem ou mal de suas aulas (o que sempre aconteceu); professores reclamam dos salários, mas, em geral, se consideram aptos para ensinar; os governos anunciam incansáveis medidas para a melhoria do ensino. Entretanto, se há situações de excelente formação Brasil afora, o país tem ocupado posições muito baixas nos rankings mundiais de ensino e aprendizagem. Você, que já foi à escola e que vai para a universidade ou já foi: o que acha educação no Brasil?

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Pais e professores estão satisfeitos


"De modo geral, [...] os pais brasileiros não se envolvem como deveriam na vida escolar dos filhos. Os mais pobres dão graças aos céus pelo fato de a escola fornecer merenda, segurança e livros didáticos gratuitos. Os de classe média se animam com as quadras esportivas, a limpeza e [...] exigências [...] calibradas 'para não forçar o ritmo dos menos capazes'. Para 89% dos pais com filhos em escolas particulares, o dinheiro é bem gasto e tem bom retorno. No outro campo, 90% dos professores se consideram bem preparados para a tarefa de ensinar."

[Monica Weinberg e Camila Pereira. Veja, 20 de agosto, 2008, p. 72]

Constatação jornalística



Editora Abril


A educação vai bem, obrigado...




Reprodução


"Já estou um pouco cansada de responsabilizar apenas os sistemas pelos problemas de uma sociedade. [...]. Não sou professora, mas se fosse não gostaria de ser culpada pela existência de alunos como este (acima). Já disse uma vez nesse blog e repito: nenhum sistema educacional e nenhum professor pode fazer pelo aluno algo que cabe só a ele: estudar

[Arthemísia 3/12/2007; http://acertodecontas.blog.br/]

O que dizem outras pesquisas


"O Brasil está em 52º lugar em ciências e em 53º em matemática - em uma lista de 57 países. E 60% dos estudantes chegam ao fim da 8ª série sem saber interpretar um texto ou efetuar operações matemáticas simples"

[Inep/Mec e OCDE, agosto/2008]

Observações


  • Seu texto deve ser escrito em língua portuguesa;
  • Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  • Envie seu texto até o dia 25 de novembro de 2008;
  • Confira as redações avaliadas a partir de 1 de dezembro de 2008.

    Elaboração da Proposta


    Profa. Dra. Márcia Lígia Guidin
  • Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?

    Leia as redações avaliadas
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host