Mariana: fatalidade ou negligência?

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

  • Fred Loureiro/Secom (ES)

    Onda de lama invade o rio Doce na cidade de Resplendor (MG)

    Onda de lama invade o rio Doce na cidade de Resplendor (MG)

No dia 5 de novembro passado, o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana (MG) provocou o que já pode ser considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil. Na verdade, as consequências catastróficas do problema não se limitaram à região mineira onde o fato ocorreu, mas se estenderam por centenas de quilômetros, atingindo até o oceano Atlântico, no litoral do Espírito Santo. Contudo, até o momento pouco se sabe sobre as causas do acidente, que ainda não foram esclarecidas. Na coletânea de textos que compõe essa proposta de redação, você encontrará várias informações sobre a tragédia. Com base nesses textos, faça uma reflexão sobre o assunto e redija uma dissertação argumentativa, dizendo se o acontecimento pode ser considerado uma inexorável fatalidade ou ele poderia ter sido evitado, caso não houvesse negligência por parte dos envolvidos na atividade mineradora e na sua fiscalização. Justifique suas opiniões, defendendo seu ponto de vista.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos