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Proposta de fevereiro de 2009

O que você acha do novo Acordo Ortográfico?

Está em vigor o Acordo Ortográfico que unifica a escrita em todos os países que falam português. Ainda causador de dúvidas e polêmicas, o Acordo mudou a grafia de apenas 0,5% das palavras escritas no Brasil. Para muitas pessoas, esse assunto é indiferente. Mas quem usa obrigatoriamente a ortografia oficial, como professores, jornalistas, redatores, editores, escritores e estudantes, tem muito o que decorar. "Esse Acordo só interessa ao Brasil", já gritaram certos portugueses. "É útil e facilitará o intercâmbio cultural entre países lusófonos", retrucam especialistas. O fato é que até 2012, o país precisa se adequar às novas regras. O que você acha desse Acordo?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

3.0

2012, não é um prazo muito curto?

O objetivo da reforma é muito claro e objetivo, mas será que vai funcionar? A reforma ortográfica é desconhecida pela metade da população brasileira, 2012 é um prazo muito curto para que todos nós brasileiros se acostumemos com ela. A unificação do português é um passo muito importante e necessário, concordemos que essa mudança foi muito radical e que para que o acordo fosse posto em prática era preciso que nós já estivéssemos mais ou menos cientes dos acontecimentos, mas tudo foi muito rápido, nas escolas nem se sonhava com essa reforma e de uma hora para outra vamos ter que nos adaptar. Para nós aprendermos completamente e entendermos, vamos precisar de muito mais que três anos. Está em reforma a ortográfia de um país e não o banheiro de uma casa. A reforma chegou sem avisar e agora todos terão que se adaptar, o maior problema de todos será o das escolas, ou melhor, não das escolas e sim dos alunos e professores. Livros que expliquem a reforma nem são confiaveis, muitos divergem. Os únicos meios de se saber um pouco sobre a reforma ortográfica é pela televisão e internet, e quem não tem acesso a isso? Fica completamente por fora dos acontecimentos, quanto tempo uma pessoa sem acesso a esses meios demorará para se adaptar a reforma ? Acredito que três anos será pouco para que essa pessoa saiba ao menos o que é a reforma e para que serve, e pessoas que não frequantam mais as escolas como ficaram com a reforma? Muitas perguntas que provavelmente não foram pensadas, muita coisa ainda está no ar, não sabemos ao certo o que será de todas essas pessoas, não sabemos e ninguém quis nem saber. Agora apenas nos resta esperar para que possamos responder a todas essas perguntas, e para que possamos ter certeza de que iremos ou não se adaptar até o prazo. Esperamos que essa reforma dê resultados e que tenha realmente esse efeito que esperamos que tenha, que realmente unifique o português que abra portas para muitas oportunidades, que tenha um resultado positivo e que desse resultado positivo nós ganhemos algum proveito. E que todos tenham acesso as informações necessárias para se informarem e se atualizarem, três anos é realmente pouco tempo, mas não cabia a nós decidir, então nossa última e única opção é esperar e enquanto isso se informar, e tentar entender as novas regras do potuguês, cada da forma que lhe for disponível, mas sempre procurando e tentando aprender e se atualizar para que possamos responder as espectativas.

Comentário geral

À primeira vista, trata-se de um texto sem condições mínimas de legibilidade: não há uma estrutura com começo, meio e fim, nem mesmo organização em parágrafos, apenas um acúmulo de frases a respeito do Acordo Ortográfico. No entanto, a redação expõe uma situação interessante: embora não chegue a elaborar um texto dissertativo, a estudante faz um depoimento pessoal sobre o Acordo Ortográfico e há, sim, exposição de ideias e defesa de um ponto de vista. Erros de ortografia, concordância, pontuação, flexão e emprego de maiúsculas estão sublinhados no texto.

Aspectos pontuais

1) O título tem a forma de uma oração interrogativa negativa e usa indevidamente uma vírgula para separar o sujeito ("2012") do predicado. Seria mais adequado que o título indicasse sucintamente o assunto da redação.

2) A organização em parágrafos é obrigatória e é uma das principais características de um texto escrito. Sem essa organização mínima, com repetições, idas e vindas, não é possível nem mesmo identificar do que trata um texto.

3) Leia com atenção o primeiro trecho assinalado em vermelho. Observe a necessidade de empregar conectivos e criar nexos entre as orações. Por exemplo: "Como a reforma ortográfica ainda é desconhecida por metade da população brasileira, 2012 é um prazo muito curto para que todos os brasileiros se acostumem com ela". Ou então: "A reforma ortográfica ainda é desconhecida por metade da população brasileira, por isso 2012 é um prazo muito curto para que todos os brasileiros se acostumem com ela".

4) Observe que o segundo trecho assinalado em vermelho contém uma comparação totalmente inadequada. Qual o sentido de comparar a reforma ortográfica à reforma de um banheiro?

5) Com esforço e empenho, observe como não é difícil adequar o seu texto aos padrões de um texto dissertativo, que incluem objetividade e clareza. Tente identificar o raciocínio que existe por trás do texto. Se sintetizarmos as ideias do seu texto, teremos um período semelhante ao seguinte: "Os objetivos da reforma ortográfica recentemente implantada são bastante claros e a unificação do português é um passo importante e necessário. No entanto podemos questionar se o prazo de três anos é suficiente para que os brasileiros se acostumem a ela".

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.0.5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0.5
Total 3.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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