UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de outubro de 2009

"Selinho" é inocente ou tem significado sexual?

No mês de setembro de 2009, foi preso em Fortaleza um turista italiano, por ter dado um beijo nos lábios da filha de 8 anos. Esse "caso de polícia" fez com que se discutisse a atitude cultural do "selinho" que, para muitas pessoas, tem forte conotação sexual, principalmente entre pais e filhos. Segundo a esposa brasileira, indignada com a prisão do marido, essa é apenas uma forma inocente que se usa na família deles para demonstrar afeto. De fato, até amigos trocam um "selinho", de vez em quando. A questão é: a moda do selinho é inocente? Ou ele deve ser evitado, pois tem apelo sexual? O que você acha?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

1.5

a [A] questão do selinho

No mundo, há diferentes formas de se demonstrar carinho pelo próximo, seja ele amigo, familiar, namorado, ou apenas um conhecido, e[.] umas [Umas] dessas formas é o "selinho" (onde os lábios se tocam de leve, sem haver um contato maior), que para muitas pessoas é uma forma "inocente" de demonstração afetiva, sem grandes complicações, que acaba virando hábito entre elas. Mas há também opiniões contrárias, onde para muitos [segundo as quais] essa forma de afeto, entre pais e filhos, amigos, pessoas do mesmo sexo, não seria correto [correta], por sermos acostumados á ver [vê-la] somente entre pessoas de sexo oposto, no caso namorados, casados e afins. Essa questão, levanta muitas dúvidas, em ser ou não correto, esse tipo de atitude em uma sociedade, onde [a] cada dia, as leis de privacidade, atitudes feitas publicamente, mudam constantemente sem aviso prévio, em muitos casos. Como cada indivíduo têm [tem] sua opinião própria e liberdade de expressão, cabe á nos, respeitarmos [cabe-nos respeitar] o próximo, e suas atitudes, pois temos [de nos conscientizar de] questões maiores para nos conscientizar, em relação ao [a] um simples selinho.

Comentário geral

Para conseguir maior clareza, é melhor dividir o texto em parágrafos e não misturar tantas ideias em poucas frases. A redação está confusa desde o início, mas isso vai piorando à medida que o autor fica cansado. O final é caótico. A dificuldade de expressar as ideias de forma clara é tamanha, que o autor escreve muito para dizer pouco: "cada indivíduo tem sua opinião própria sobre o tema".

Aspectos pontuais

1) Não é propriamente incorreto, mas é inadequado começar com esse "No mundo", que poderia ser suprimido sem prejuízo nenhum do que o autor quis dizer. Agora, é um erro usar o advérbio "onde" no lugar de "em que". "Onde" significa "em que lugar" e o selinho não é um lugar, certo?

2) Seria melhor usar "demonstração de afeto" ou "manifestação afetiva". "Demonstrar" é o ato de mostrar - e esse ato, em si, não é afetivo. Por "sem grandes complicações", você na certa quis dizer "sem grandes implicações", "sem grandes consequências".

3) É sempre melhor simplificar a maneira de expressar as ideias. Para dizer "pessoas de sexo oposto, no caso namorados, casados e afins", bastaria dizer "casais". Logo a seguir há um erro grave de pontuação: a vírgula separando sujeito do predicado.

4) Finalmente: o que são "leis de privacidade"? De onde o autor tirou essa expressão? A mesma pergunta vale para "atitudes feitas publicamente". Não se fazem atitudes. Melhor seria dizer: "os modos de se comportar mudam...". E bastava ter dito "mudam constantemente", e não "mudam a cada dia, constantemente, sem aviso prévio, em muitos casos".

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0.5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0.0
Total 1.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host